Camilo boito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Camillo Boito
Camillo Boito (1836-1914) é figura de grande destaque no panorama cultural do século XIX. Como restaurador e teórico, tem um lugar consagrado pela historiografia da restauração, sendo aele reservada uma posição moderada e intermédia entre Viollet-le-Duc, cujos preceitos seguiu durante certo tempo, e Ruskin, sintetizando e elaborando princípios que se encontram na base da teoriacontemporânea de restauração.
O percurso de Boito não foi linear, iniciou sua trajetória como restaurador, utilizando princípios difundidos por Viollet-le-Duc e, apenas por volta de 1880, formulariatextos em que assumiu uma posição renovada e independente, mas nem sempre livre de contradições.
Considera como essencialmente diversas a conservação e a restauração, insistindo que a conservação é,muitas vezes, a única coisa a se fazer, além de ser obrigação de todos, da sociedade e do governo, tomar as providências necessárias à sobrevivência do bem. Concebe a restauração como algo distinto e, àsvezes, oposto à conservação, mas necessário.
Em relação à escultura, Boito chama a atenção para os perigos dos completamentos, que levaram a enganos e as modificações no próprio equilíbrio dacomposição de grupos escultóricos. Boito considerava qualquer intervenção extremamente perigosa, podendo conduzir ao erro. Além disso, acreditava que aquelas já realizadas não possuíam valor artístico quejustificasse a sua manutenção, aconselhando que todos os acréscimos fossem retirados sem remissão.
Quanto à pintura, compara as intervenções às técnicas do cirurgião, reconhecendo ser à restauração às vezesnecessária para salvar e dar nova vida, em casos extremos, não através de vernizes milagrosos, mas pela possibilidade de transposição da camada pictórica para um suporte são. Admite, portanto, aseparação entre a camada pictórica, a imagem, de seu suporte, que poderia ser modificado ou sofrer intervenções mais profundas.
No que se refere à arquitetura, Boito se coloca de forma crítica em...
tracking img