Camillo boito

Páginas: 3 (617 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
CAMILLO BOITO
[pic]

UNIP – Universidade Paulista

Arquitetura e Urbanismo



Camillo Boito – 1834 - 1914

Personagem de grande destaque no panorama cultural do século XIX, CamilloBoito (1834-1914) nasceu em Roma no seio de uma família que gozou de grande prestígio intelectual e artístico. Foi o filho primogênito do pintor Silvestro Boito (1802-1856) e, teve como irmão opoeta, libretista e músico Arrigo Boito (1842-1918).

Desenvolveu seu trabalho em várias áreas do conhecimento se destacando como arquiteto, restaurador, historiador, professor e teórico. Suascontribuições na área da Arquitetura e da restauração classificaram sua obra como detentora de uma posição moderada entre Ruskin e Viollet-le-Duc.

Ingressou na Academia de Belas Artes de Veneza noano de 1849, onde começou sua formação como arquiteto. Inicialmente adotou o estilo neoclássico como tendência arquitetônica, característica corrente na Academia, mas logo se empenhou no estudo daarquitetura italiana da Idade Média após conhecer o mestre Pietro Selvático (1803-1880), cujos argumentos apontavam o Gótico como a expressão artística do povo italiano.




O Pensamento de CamilloBoito

Boito procurou a verdade dos fatos baseado na convicção de que cada edificação constitui um objeto único e distinto, ou seja, cada caso é um caso, composto por particularidades diferentes,e, portanto, deve ser tratado de maneira específica.

Boito produziu sua obra em um período dominado pelo ecletismo, o que ele mesmo classificou como uma época sem estilo próprio, o quepossibilitou o estudo, a análise, o entendimento e a apreciação dos estilos do passado

Em seu período de maturidade conceitual, Boito defendeu sua tese de forma avessa aos princípios anteriormenteenunciados por Ruskin e Viollet-le-Duc, pois acreditava que os monumentos não poderiam ser relegados à ruína ou à morte, muito menos se deveria chegar a uma unidade formal baseada em analogia sestilísticas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Camillo Boito
  • Os restauradores Camillo Boito
  • Boito
  • Camillo Sitte
  • CAMILO BOITO
  • Camillo Sitte
  • Camillo Sitte
  • camillo sitte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!