Ligamento cruzado anterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Referencial Teórico



Definição

Devido a sua localização central, o joelho é a articulação do membro inferior mais sujeita a lesões, tanto por traumas diretos quanto por forças indiretas, as chamadas torções. Os ligamentos do joelho são as estruturas responsáveis pela sua firmeza (estabilidade), evitando movimentos exagerados. Os principais ligamentos são os dois colaterais (lateralou “do lado de fora” e medial ou “do lado de dentro”) e os dois cruzados (anterior e posterior) ( GARDNER 1998).
Ligamento Cruzado Anterior
Dos quatro ligamentos, o ligamento cruzado anterior é o mais frequentemente lesado, pois ele é responsável por evitar movimentos de “gaveta” e rotação exagerada do joelho. Desta forma, a sua rotura ocorre principalmente em esportes como futebol,basquete e voleibol, que exigem muita rotação e onde muitas vezes o pé pode ficar preso no chão e o corpo rodar sobre o joelho ( GARDNER 1998).















Mecanismo de lesão
O mecanismo de lesão do ligamento está usualmente associado com desaceleração ou mudança brusca de direção do movimento da perna.
Os fatores que contribuem para a lesão do ligamentocruzado anterior podem ser classificados em intrínsecos e extrínsecos. Fatores intrínsecos compreendem: alteração do ângulo, lassidão articular, influência hormonal e alteração no tamanho do arco intercondilar do fêmur. Já os fatores extrínsecos incluem: forças biomecânicas anormais, padrão de ativação neuromuscular alterado e fraqueza muscular. O teste de Lachman é um dos mais fidedignos para aavaliação do ligamento cruzado anterior em um joelho com aumento de volume e doloroso. (AMATUZZI, 2004).
Para Kisner (1998), após o trauma, geralmente leva algumas horas para haver derrame articular. Quando este ocorre, o movimento fica restrito. A articulação assume uma posição de mínima sobrecarga, geralmente por volta de vinte e cinco graus de flexão. Se for testado antes do derramearticular, o paciente sente dor quando o ligamento lesado é tensionado. Se ocorrer uma ruptura completa, a instabilidade é detectada quando o ligamento rompido é testado.
Segundo Amatuzzi (2004), a lesão do ligamento cruzado anterior é a lesão do jovem quer pratica esporte. Nas crianças, pelo mesmo tipo de trauma, ocorrem os deslocamentos epifisários; no adulto mais velho, as fraturas doplanalto tibial. O mecanismo mais frequente desta lesão é o trauma torcional. Nesses casos, o corpo gira em rotação externa sobre o membro inferior apoiado no solo. Outro mecanismo da lesão do ligamento cruzado anterior, mais raro, é a hiperextensão do joelho sem apoio, chamado chute no ar, que pode determinar o aparecimento da lesão isolada do ligamento.
De acordo com Segelov (1990),nas lesões ligamentares, o joelho pode colapsar e tornar-se dolorido. No momento da lesão, pode-se
experimentar uma sensação de estouro, ou pode não ceder, causando um desconforto inicial não muito grave, levando o atleta a continuar a sua atividade física.
Em poucas horas pode-se observar hemartrose do joelho, seguida de espasmo e reflexo da musculatura.Tratamento Fisioterapêutico


Com relação à escolha do tratamento, deve-se levar em consideração fatores relativos ao paciente, como sexo, idade, ocupação, nível de participação esportiva, lesões intra-articulares associadas, grau de frouxidão do joelho (lesão parcial ou total) eexpectativas para o futuro (THOMSON; SKINER; PIERCY, 1998).
Na fase aguda da lesão, o tratamento consiste em reduzir o edema (inchaço) do joelho, através de repouso, uso de gelo, enfaixamento e elevação do membro; pode-se administrar antiinflamatórios e analgésicos como sintomáticos. (THOMSON; SKINER; PIERCY, 1998).
Nas rupturas parciais, a conduta para o tratamento depende da...
tracking img