Camille Claudel resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Camille Claudel
Filme francês de 1988, que se desenrola durante quase três horas, dirigido por Bruno Nuytten, retrata a vida da escultora Camille Claudel, focalizando principalmente sua juventude vivida por Isabelle Adjani, passando por sua relação amorosa e profissional com Auguste Rodin (escultor eternizado por O Pensador) vivido por Depardieu e o desenvolvimento de sua loucura que culmina nasua internação em um hospício após a morte do pai. Frente a um final trágico e terrível, o filme deixa-nos numa sensação de total impotência.
Camille é uma jovem apaixonada pela escultura. De madrugada, sai furtivamente de casa e rouba argila para poder produzir suas obras. A primeira vez que a vemos é escavando na sujeira de um canteiro de obras em Paris, em baixo, numa valeta como um animal,procurando boa argila que pudesse ser usada nos seus trabalhos. Ela se estica um pouco e quanto enxuga o suor do seu rosto com uma mão imunda, neste momento, vemos uma jovem com olhos que veem além da vala onde se encontra: veem as obras que irá moldar com a argila. Ela estava determinada ser reconhecida pelo seu talento.
No início de 1885, como uma estudante que procura um novo professor,encontra-se com Auguste Rodin, que se assoma como um colosso no mundo da arte de seu tempo, assim como na habilidade de autopromoção. Foi um dos inventores dos artistas como celebridades, rejeitando o mito do recluso solitário no miserável sótão e conscientemente ocupando a publicidade. A jovem aspirante à escultora acaba sendo aceita por ele como aprendiz. Foi frequentemente sua modelo, e por um temposua colaboradora. Inicialmente, presta pouca atenção nela, mesmo tendo a reputação de mulherengo. Mas logo Rodin percebe que Camille é uma escultora brilhante, entretanto não deixa isso claro para ela, deixava-a apenas como sua sombra, ela produzia as obras magníficas e ele as assinava, tornando-a como que propriedade sua. Camille e Rodin eram extraordinários como profissionais minuciosos edetalhistas, trabalhavam com a perfeição. Antes das esculturas serem produzidas nos materiais definitivos, Rodin fazia experiências das obras na chamada, Porta do Inferno, quando, só depois eram utilizadas e feitas em formato, tamanho e material especifico.
Rodin que era célebre por possuir um temperamento forte e produzir trabalhos belos, também era tido como um inegável sedutor e não demora muito paraque sua nova aluna caia nas suas garras. Ela trabalha numa peça de mármore que ele lhe dá e cria um pé, um pé maravilhoso que Rodin reconhece como muito bem feito. Acabam apaixonando-se e ele fica como que enfeitiçado por ela que fica grávida. Começa, assim, um escandaloso romance – o mestre é muito mais velho do que ela e casado. Os dois passam a ser objeto de todo tipo de comentários em todaParis, sobretudo porque Camille frequenta círculos ilustres - é irmã do escritor Paul Claudel. Ela observa a antiga amante dele, Rose Beuret (Daniele Lebrun) e procura saber se são casados. Mas ele não deixa Rose. Ele fica com as mulheres até onde o seu ego é atendido, depois se retira. É simplesmente incapaz de ser fiel a uma mulher.
Camille não aceita mais essa situação, pois também queria sernotada e prestigiada pela sociedade, mas infelizmente todas as portas para ela se fechavam. Conclui que seu romance com Rodin não passou de uma aventura para ele e passa a nutrir um estranho sentimento de amor-ódio, que já era um sintoma prenunciando a doença que a levaria à loucura. Passou toda a sua juventude desejando um homem que não a queria para formar uma família, mas sim para ser suaamante e criadora de obras. Instala-se num hotel decadente e segue com o seu trabalho em uma grande solidão, mas continua sendo apenas uma sombra do antigo amante.
No rompimento, a escultora, ainda apaixonada por ele, principia um perigoso declínio psicológico. . Apesar dos amigos apoiarem-na, não consegue superar a separação. Torna-se paranoica, agressiva e obsessiva passando a acusar o ex-amante...
tracking img