Caldeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CALDEIRAS

1. Operação de Caldeiras
* Conforme exigência do Ministério do Trabalho, toda caldeira deve ter sua operação confiada a pessoas devidamente qualificadas (NR-13).
* Nas caldeiras aquatubulares, a água é alimentada no tambor superior (tambor de vapor) e desce através dos tubos para o tambor inferior (tambor de lama). A caldeira estará pronta para ser acesa quando todos ostubos e tambor de lama estiverem cheios de água e o tambor de vapor com nível de água de acordo com o recomendado no manual de operação da caldeira.
* Normalmente, a ignição em uma caldeira ocorre através de um par de eletrodos alimentados por um transformador com 8000 a 10000 volts de tensão na saída. Utiliza-se óleo diesel ou querosene na ignição do piloto que os atomiza formando uma finanévoa e assim dá condição para que a centelha gerada nos eletrodos faça a ignição do piloto. A partir daí, a queima do combustível principal nos maçaricos, libera gases a alta temperatura que se deslocam através da fornalha cedendo calor à água dentro dos tubos até saírem para a atmosfera via chaminé.
* Com a absorção de calor, a água contida nos tubos mais próximos à chama passam a apresentaruma maior temperatura e, portanto, menor densidade, gerando uma circulação de água. Quando a água circulando nos tubos mais próximos à chama atingir a temperatura de saturação a uma determinada pressão, haverá formação de vapor nos tubos. O vapor ascendente tinge o tambor superior onde é separado da água. Quando a caldeira atingir a pressão normal de trabalho, deve-se abrir a válvula de saída dovapor prevenindo-se golpes de aríete na rede de distribuição.
* Em regime normal, a caldeira deve operar com pressão estabilizada o que implica em variar a produção sempre que ocorrer alterações no consumo de vapor.
* Recomenda-se que as caldeiras possuam os seguintes dispositivos de segurança e controle automático:
* Programador de combustão: dá a ordenação lógica e segura àsoperações de partida e parada da combustão além da constante supervisão da existência de chama no queimador (exemplo: a ignição do piloto é liberada após pré-purga da fornalha; a injeção do combustível é liberada após ignitor aceso, etc.). O monitoramento da chama pode ser feito por um sensor ultravioleta. Se, durante a operação normal da caldeira, a chama apagar por qualquer motivo, o sensor atuabloqueando a válvula de alimentação do combustível para o queimador localizado no interior da fornalha.
* Sistema de modulação da carga: faz com que a produção de vapor na caldeira acompanhe acompanhe a demanda requerida, mantendo a pressão do vapor em torno de um valor previamente ajustado.
* Sistema de controle do nível de água: opera automaticamente a bomba de água ou uma válvula decontrole na linha de alimentação, mantendo o nível de água no interior da caldeira dentro da faixa recomendada, ao mesmo tempo em que dá a segurança quanto ao nível mínimo para operação segura da caldeira.
* Sistema de controle automática da temperatura do combustível: importante para manter constante a viscosidade do óleo na entrada do queimador permitindo uma boa atomização.
* Pressostato depressão máxima: desliga automaticamente a caldeira, cessando a combustão, em caso de se atingir um valor máximo de pressão previamente ajustado.
* Durante a operação da caldeira, à medida que produz vapor, vai concentrando os sólidos alimentados com a água. A concentração aumenta até o limite máximo a partir do qual há precipitação das impurezas contribuindo para a formação de incrustações,arraste de partículas sólidas pelo vapor e formação de espuma. Portanto, é necessária uma descarga contínua da água de caldeira (purga) para manter a concentração das impurezas dentro de limites que impeçam a precipitação. A expressão ciclos de concentração define o número de vezes que os sólidos dissolvidos presentes na água de alimentação estão concentrados na água de caldeira.
* Uma vez...
tracking img