Analise cinesiológica do suplex

2204 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CURSO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

BRUNO RAFFAEL MUCHAU SANTOS
CAIO PELATIERI GOULART
EDUARDO FELIPE SCHENFELD BRANDT
GABRIEL VIEIRA ZACARIAS
LUCAS CARNEIRO DO NASCIMENTO

ANÁLISE CINESIOLÓGICA DO MOVIMENTO: SUPLEX

TRABALHO ACADÊMICO

CURITIBA
2011
BRUNO RAFFAEL MUCHAU SANTOS
CAIO PELATIERI GOULART
EDUARDO FELIPE SCHENFELD BRANDT
GABRIEL VIEIRA ZACARIAS
LUCAS CARNEIRO DO NASCIMENTO

ANÁLISE CINESIOLÓGICA DO MOVIMENTO: SUPLEX Trabalho apresentado à disciplina de Cinesiologia, do 3º período, do Curso Bacharelado em Educação Física, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CURITIBA
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. ANÁLISE CINESIOLÓGICA 5
2.1 Impulsão 7
2.2 Pré-ápice 8
2.3 Ápice 9
2.4 Pós-ápice 10
2.5 Aterrissagem 11
2.6 Fim do movimento 12
3. CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14

1. INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise cinesiológica do movimento Suplex (pronuncia-se suplê), englobando a análise dos músculos agonistas, antagonistas, neutralizadores, estabilizadores e sinergistas de cada fase de movimento.
O movimento denominado Suplex é um golpe clássico que se originou na luta Greco-romana. Comumente utilizado no wrestling, se difundiu em outras artes marciais. Já foi também utilizado por lutadores profissionais em sistemas modernos de artes marciais, como o MMA (da sigla em inglês para “Artes Marciais Mistas”). Ele consiste em agarrar o adversário pelas costas e levantá-lo do solo com extensão do tronco e plantiflexão dos pés. O centro de gravidade é jogado para trás, causando um desequilíbrio, e o oponente é derrubado com a região posterior da cabeça e tronco ao solo.
Há diversos estilos do Wrestling. O Freestyle Wrestling (ou Luta Olímpica), a Luta Greco-Romana, na qual não se pode derrubar o oponente pelas pernas, o Grappling, um estilo que não

Relacionados