Projeto "somo todos iguais, somos todos diferentes"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
SOMOS TODOS IGUAIS – SOMOS TODOS DIFERENTES
TÍTULO DO PROJETO: Somos Iguais, Somos Diferentes. Com música somos mais contentes!
NÍVEL: Nível 1 e Nível 2
NÚMERO DE CRIANÇAS ENVOLVIDAS: 21 CRIANÇAS
PERÍODO DE APLICAÇÃO: Até dezembro
ASSUNTO – TEMA – CONTEÚDO
Este projeto visa à valorização da criança como pessoa, descobrindo o mundo ao seu redor, as semelhanças ediferenças que vivenciam diariamente em grupo respeitando-as. Acreditamos que é possível envolver todos os conteúdos de acordo com a faixa etária e também estimular o gosta pela música, de forma que as crianças desenvolvam um ouvido aberto, pensante e atento percebendo as possibilidades sonoras ao seu redor.
Linguagem oral:
* Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).* Memorização;
* Histórias, poesias, parlendas e contos;
Sociais:
* Socialização, diferentes culturas, musicais e sons;
Música:
* Exploração de cantigas, ritmos;
* Participação em situações que integram música dança e canções.
* Movimentos e gestos;
* Dramatizações.
Artes Visuais:
* Exploração e manipulação de materiais;
* Observação de cores e identificaçãode imagens diversas;
* Desenho livre e pintura.
Matemática:
* Conceito de lateralidade, organização espacial, jogos de raciocínio, jogos de escuta dos sons do ambiente, sons de brinquedos e instrumentos musicais e imitação.
* Conhecimento e aprendizado nos números de 1 a 3;
Valores:
* Autonomia, respeito às diferenças e regras.
* Respeito á todas as culturas;

TÍTULO:SOMOS IGUAIS, SOMOS DIFERENTES. COM A MÚSICA SOMOS MAIS CONTENTES!

OBJETIVO GERAL:
Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo. Valorizando as possibilidades que a música oferece de forma agradável e significativa, levando as crianças a ter prazer em ouvir e fazermúsica.

ORIGEM – JUSTIFICATIVA – EMBASAMENTO TEÓRICO:

“A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações físicas,políticas, etc. Faz parte da educação desde há muito tempo.”( Brasil, 1998:45)
Vivenciamos com as mais diversas semelhanças e diferenças entre as pessoas, porém, o que não deixa de estar presente em todas elas é a música. Analisando algumas práticas desenvolvidas podemos perceber que a música faz parte muito importante do ponto de vista da maturação individual, isto é, do aprendizado das regrassociais por parte das crianças, contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional, afetivo social e cultural, traz benefícios para a formação da personalidade, do desenvolvimento e equilíbrio.
Como professoras, acreditamos que este projeto é muito importante para a formação das crianças, pois é a partir deste que vão conhecendo, identificando e também fazendo relações com a realidade quevivem. Todas as crianças são curiosas e querem descobrir as coisas, gostam de brincar, cantar e dançar. A estimulação da sensibilidade sonora só vem a acrescentar de forma prazerosa e espontânea.
O desenvolvimento neste período depende das oportunidades que lhes forem oferecidas, aonde o indivíduo vai se constituindo como ser humano, portanto, é imprescindível valorizar todos os estímulos possíveis,inclusive o sonoro musical para que as crianças construam tais habilidades desde os primeiros meses de vida e que serão fundamentais para um crescimento saudável.
Em princípio, todos os instrumentos musicais podem ser utilizados no trabalho com a criança pequena, procurando valorizar aqueles presentes nas diferentes regiões, assim como aqueles construídos pelas crianças. Deve-se promover o...
tracking img