Cal e gesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

A utilização do calcário como ligante artificial é muito ampla e antiga. Visto sua importância, vamos apresentar suas características e aplicações na construção civil, sobretudo na forma de Cal Aérea, Cal Hidráulica e Gesso.

Todo aglomerante tem função ligante, podendo ser aéreo, quando a pega não ocorre em meio molhado ou hidráulico, quando a pega acontece ao ar ou em meiomolhado. Primordialmente tem função de unir os agregados inertes. Dizemos, então, tratar-se de aglomerantes ativos.

Apresentaremos suas principais características e aplicações na construção civil.

Justificativa

Todos nós engenheiros civis sabemos que o gesso e a cal são dois aglomerantes muito utilizados no ramo da engenharia, por isso do estudo destes dois elementos é essencial parasabermos de fato por que da adição de cal em argamassas. Por que o gesso pode ser utilizado para vedação, entre outros casos.

A Origem e Obtenção da Cal
A Cal é um aglomerante mineral, ou seja inorgânico. È constituída básicamente de Cálcio e Magnésio. È obtido através de rochas calcárias com características pulverulentas, em contato com a água forma uma pasta aglomerante.

O endurecimento daCal ocorre quando em contato com o CO2 da atmosfera, após o endurecimento em contato com a água não demonstra resistência.

Quanto a pega a Cal pode ser dividida em dois tipos: Cal Aérea ou Cal Hidráulica.

A) Cal Aérea

Sendo a Cal Aérea: CaCO3 com impurezas de até 5%, levado ao forno a 850º, obtendo-se a Cal Viva, através da qual após processo de hidratação constitui as cais extintas ouapagadas que são cais aéreas.
A Cal Aérea é um ligante constituído sobretudo por óxidos de cálcio, CaO ou hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, que endurece lentamente ao ar por reação com o dióxido de carbono. Em geral, não endurece na água pois não possui propriedades hidráulicas.
Depois de aplicada, o endurecimento da cal aérea faz-se em duas fases. Numa a Cal está firme ao tato mas ainda é marcavelà unha. Na seguda fase, a fase da recarbonatação, dá-se um reação química muito lenta, ao ar, em que o hidróxido se reconverte em carbonato de cálcio por reconbinação com o dióxido de carbono (CO2). A velocidade desta fase de recarbontação depende da temperatura, da estrutura porosa e da humidade da pasta podendo demorar anos.
A pasta de Cal ao secar retrai e fissura. Para evitar a retração desecagem emprega-se areia nas argamassas de cal. Os grãos de areia dividem o material em pequenas frações localizadas que arejam a argamassa, permitindo a sua carbonatação ao mesmo tempo em que se dá a secagem. A areia utilizada deve ser siliciosa ou calcária, bem limpa, isenta de matérias húmicas e de argila.
A aplicação da Cal Aérea deve dar-se em meio seco já que sua pega não ocorre em meiomolhado, muito menos em contato com a água ou brisa do mar. Não pode ser utilzada, portanto, em obras hidráulicas nem marítimas.
Até o aparecimento da Cal Hidráulica, a cerca de 200 anos, em todas as construções usava-se como ligante a Cal Aérea. Ainda hoje é utilizada, mas em especial na fabricação de blocos sílico-calcários, misturada com gesso, em estuques, misturada com pozolonas constituindoligantes hidráulicos, misturada com cimento ou Cal Hidratada em argamassas para reboco e ainda sob a forma de leitada na caiação de muros.
(Sampaio, 1975; Coutinho, 1988; Bauer, 1992; Moreira, 1998)

B) Cal Hidráulica

A Cal Hidráulica é a pedra calcária (CaCO2) que contenha de 8 a 20% de argila, se tratada termicamente a cerca de 1000ºC, dá origem a cal hidráulica que é um produto queendurece tanto na água como no ar.

A Cal Hidráulica é constituída por silicatos e aluminatos de cálcio que hidratando-se endurecem na água ou no ar e também por óxido de cálcio – pelo menos 3% - que continua livre e que vai endurecer por carbonatação.

O processo de obtenção da Cal Hidráulica dá-se em fornos e apresenta 3 fases. Na primeira ocorre a desidratação da argila, em temperaturas de...
tracking img