Caixa de skinner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Nos foi dado como missão condicionar o rato albino, no qual chamaremos de billy. Esse condicionamento é dividido em varias etapas e para que possamos entendê-lo melhor, mostraremos o conteúdo que vimos parar chegar a este relatório.
Iniciaremos falando da analise experimental do comportamento (AEC), que é a subárea encarregada em conduzir a produção e validação de dados empíricosem uma ciência autônoma do comportamento. O termo analise explicita que o objeto dessa ciência está estreitamente vinculado a uma tradição reducionista e indutiva; já o termo experimental diz respeito á produção do conhecimento de forma empírica que adota um planejamento de manipulação de variáveis em um contexto controlado e deliberadamente simplificada e artificial; e como objeto de estudo, oalvo é o comportamento. O comportamento, por sua vez seria a interação entre um organismo, fisiologicamente constituído com um equipamento anatomofisiologico, e o seu mundo, histórico é imediato.
Um outro assunto abordado foi a análise aplicada do comportamento (AAC), que esta ligada no campo da intervenção planejada dos analistas do comportamento. A analise do comportamento tem como compromisso amelhoria da vida humana e o seu traço aplicado pode funcionar como um eficiente aferidor das consequências pratica prometida.
Já o behaviorismo é a filosofia que sustenta a abordagem do comportamento, então o behaviorismo não é a ciência; nesse primeiro passo, também estudamos a contingência tríplice, no qual encontramos os antecedentes, resposta e uma consequência.
O condicionamento operante éconsciente. A pessoa já sabe , aprendeu , é aquele comportamento que tem a probabilidade de ocorrer novamente. Um exemplo é quando a criança chora, faz birra e mãe dá o que ela quer.
O condicionamento respondente é involuntário, associa algo nada haver. Um exemplo é de Pavlov, onde associa um estimulo neutro a algo que quer condicionar ; sua experiência foi associar o som de uma sineta á ofertade comida a um cão ; ao final do condicionamento o cão salivava apenas com o som da sineta . Então podemos concluir que o condicionamento respondente é uma alteração no ambiente que elicia uma resposta do organismo. Já o perante é uma resposta emitida pelo organismo que produz uma alteração no ambiente.
O reforço positivo é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade deum determinado comportamento voltar a ocorrer. O reforço negativo aumenta a probabilidade do comportamento para retirar o reforço negativo, um exemplo disso é o uso do filtro solar, o qual usamos para tirar manchas, e nos livrarmos de insolação. Concluímos que ambos os reforços (negativo, positivo) aumentam a probabilidades. No positivo a probabilidade aumenta em função do ganho: elogio, mesada,etc. No negativo aumenta a probabilidade de mudança de comportamento para retirar algo.
Extinção é a suspensão de um reforço, um exemplo bem simples e fácil de entender é a da menina que vai todo dia à padaria só pra ver o menino que gosta no ponto de ônibus, e um dia o menino não desce e se isso acontecer varias, provavelmente ela deixara de ir.
Modelagens são novos comportamentos que surgemde comportamentos anteriores; reforçam-se pequenas partes daquele comportamento existente.
Existem dois tipos de comportamento operante, que são mantidos por contingencias de reforço negativo: comportamento de fuga e esquiva.
O comportamento é uma fuga no momento em que determinado estimulo aversivo está presente no ambiente e este comportamento retira-o do ambiente. Como exemplo citamos, umaadolescente usar creme para secar espinhas presentes em seu rosto.
A esquiva ocorre quando um determinado estimulo aversivo não está presente no ambiente, emitir este comportamento (esquiva) faz com que o estimulo não apareça ou retarda para aparecer. Como exemplo , é fazer uma revisão no carro antes de viajar. Portanto denominamos comportamento de fuga aquele em que um estimulo aversivo esta...
tracking img