A caixa de skinner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Caixa de Skinner
A Caixa de Skinner era pequena o suficiente para abrigar o animal a ser testado, continha um vidro transparente na frente, uma barra do lado direito, um local para o fornecimento de comida, uma luz e um alto-falante que poderiam ser acionados, sem falar na grade do chão que também poderia emitir pequenos choques elétricos ao comando do experimentador.
Skinner partiu de ondeThorndike havia parado, dando assim, um passo adiante na compreensão científica do comportamento animal. Diferente de Thorndike que preferia gatos, Skinner usava predominantemente ratos e pombos, como sujeitos experimentais.
Ao ser colocado pela primeira vez na caixa, tudo que o animal fizesse nos primeiros dez minutos era anotado. Esses comportamentos iniciais serviam para saber o que os animaisfaziam instintivamente, antes dos condicionamentos, e eram chamados de Nível Operante.
Nos minutos seguintes, Skinner escolhia um comportamento qualquer para testar. Digamos que nos primeiros dez minutos o rato tivesse ficado de pé sobre duas patas por três vezes e tocado duas vezes na barra lateral. Então, Skinner escolhia o comportamento de “tocar na barra lateral” para ser condicionado. Parafazer isso, ele aguardava que o rato se aproximasse da barra e, então, o pesquisador apertava um botão que liberava comida. O que Thorndike já havia descoberto era que aquilo que o animal fizesse, logo antes de ser recompensado, seria lembrado, e sua descoberta estava certa! Assim, o rato repetia a aproximação da barra e, novamente, ganhava mais um pouco de comida.
Skinner descobriu que poderia“modelar” o comportamento do animal, ou seja, se seu objetivo final era que o rato pressionasse a barra lateral, ele poderia liberar comida quando o rato, primeiro, olhasse pra barra, depois, quando se aproximasse da barra, quando a tocasse, e, finalmente, quando ele pressionasse a barra. Em poucos minutos o comportamento que antes do condicionamento era emitido duas vezes em dez minutos, passava paraoitenta ou mais vezes no mesmo intervalo de tempo.
Para evitar a confusão com a linguagem popular, Skinner criou uma linguagem própria para explicar cada detalhe de suas descobertas. Alguns dos termos principais vamos ver a seguir:
Dicionário Comportamental
Reforçador do Comportamento: estímulo que, apresentado após um determinado comportamento, aumenta a freqüência desse comportamento acontecernovamente. Neste caso, comida e água seriam os reforçadores primários, no entanto, ambos só seriam fortes reforçadores caso o animal estivesse previamente com fome ou com sede.
Reforço Positivo: estímulo que quando apresentado, após um determinado comportamento, aumenta a probabilidade desse comportamento se repetir. A comida que é apresentada após a pressão à barra , na caixa de Skinner, funcionacomo reforço positivo para o comportamento de pressionar a barra, aumentando a sua frequência.
Reforço Negativo: estímulo que quando removido, após um determinado comportamento, aumenta a freqüência desse comportamento. Imagine o seguinte, o rato está em uma situação em que toda vez que um beep é emitido, ele receberá um choque elétrico um segundo após o beep. Desesperado para escapar do choque, eletenta fugir do local de várias maneiras, até que, num determinado momento, ele abaixa a barra lateral, logo após ouvir o beep, e o choque não acontece. Neste caso, pressionar a barra se torna um reforçador negativo, pois removeu o choque que iria acontecer em seguida.
Outras situações  do dia-a-dia em que o comportamento é reforçado negativamente: quando uma pessoa fecha a porta da sala paraevitar o barulho que vem de fora; quando pára o carro no sinal vermelho para evitar uma colisão; quando usa óculos escuros para diminuir a claridade excessiva do sol; ao desligar a chave-geral antes de mexer na tomada, removendo o risco de se levar um choque. Todos são exemplos de comportamentos reforçados negativamente.
Estímulo Aversivo: é algo que provoca dor, ou algum tipo de sofrimento....
tracking img