Caio prado junior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História e vida de Caio da Silva Prado Júnior.

Caio da Silva Prado Júnior, político e historiador brasileiro nascido em São Paulo, um dos maiores intelectuais brasileiros e que desenvolveu obras essências para a compreensão do processo de formação histórica do Brasil, além de ser destacar como ativista político. Terceiro entre quatro filhos de Caio e Antonieta Silva Prado, teve formaçãoescolar esmerada, orientado por professores particulares, assim como era comum entre a elite da época. Estudou no colégio Jesuíta São Luís(1918), na Avenida Paulista, concluindo a formação secundária, havendo apenas um interregno de um ano quando em razão de doença de um de seus irmãos, ele e sua família, passaram uma temporada na Inglaterra, onde frequentou o colégio Chelmsford Hall em Eastbourn.Proveniente de uma família de políticos, vários parentes seus exerceram papel de destaque na vida político-econômico de São Paulo, como por exemplo seu avô Martinho Prado Júnior e seus tios-avôs Antônio e Eduardo Prado, sendo que os dois também possuíram mandatos na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco(1924-1928)onde mais tarde serialivre-docente de economia Política. Forma-se bacharel em ciências jurídicas aos 21 anos. Na faculdade de direito iniciou sua preparação crítica no ensaísmo político, e logo depois de formado exerceu a advocacia por alguns anos. Durante sua formação universitária e pratica advocatícia, vivenciou toda a efervescência política, social e cultural no Brasil, durante as décadas de 20 e 30.Iniciou suasatividades políticas ingressando no Partido democrático. Participou ativamente da Revolução(1930).
Decepcionado com a inconsistência política e ideológica da chamada “Republica Nova”, aproximou-se do marxismo e, em seguida, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil(PCB) em 1931. Neste primeiro momento de sua militância comunista, além, das ações mais corriqueiras como militantes, dedicou-se as atividadesde apoio e solidariedade aos presos e perseguidos pela repressão, exercida através do Socorro Vermelho Internacional, e as atividades intelectuais especial na tradução do tratado de Materialismo Histórico, de autoria de Nikolai Bukharin, editado em quatro volumes pela edições Caramuru, em 1933 e 1934.
Sua condição de intelectual, aliada a sua conhecida independência frente aos cânones ideológicos,marcou quase que de modo permanente sua longa relação, nem sempre pacifica, com o PCB, como ele mesmo assinalou mais tarde “Nunca pertenci a direção do Partido, nem tive nele grande prestígio ou influência. Sempre fui um elemento secundário e mal considerado, não em termos pessoais, mas por causa da minha maneira de interpretar o Brasil. Sempre fui muito marginalizado pelo Partido, pela oposiçãoe seus esquemas políticos e econômicos, pois considerava-os falhos no que diz respeito ao Brasil.
Com seu irmão Carlos, que era pintor, foi um dos membros do Clube de Artistas Modernos, que existiu entre 1932 à 1933 e para qual redigiu seus estatos e proferiu conferências.
Em 1933,Caio Prado Júnior publicou A Evolução política do Brasil. Nessa obra, editada às suas expensas, o jovem historiadorbuscou traçar a síntese da nossa evolução política, bem como fez uso de uma nova chave de interpretação cientifica, o materialismo dialético para o entendimento do nosso passado e a elucidação dos fatos sociais que condicionavam o destino do país. Em Evolução Política do Brasil, Caio Prado Júnior fez trabalho de pioneiro e deixou claro um de seus principais objetivos a que se propôs: “Mostrar,num livro ao alcance de todo mundo, que também na nossa história os heróis e os grandes feitos não são heróis e grandes se não na medida em que acordavam com os interesses das classes dirigentes, em cujo beneficio se faz a história oficial”. Dito de outro modo, deslocou o foco da análise histórica para a ação política das camadas populares.
No mesmo ano de 1933,fez uma viagem de estudos à União...
tracking img