Cademico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de progressão parcial de eletromagnetismo | outubro 3
2012
|
Nome: Rafael Da Silva AndradeNº:28 serie: 2°MProf.ª: ValmirMatéria: Eletromagnetismo | |

INDICE:
Magnetismo
* Campo magnético
* Fluxo magnético
* Densidade Magnética
* Permeabilidade Magnética
Fenômenos eletromagnéticos
* Campo magnético criado por corrente elétrica
* Fontes de campomagnético
* Força magnetizante (campo magnético indulto)
* Lei de ampère
* Força eletromagnética
* Indução eletromagnética
Circuitos magnéticos
* Campo magnético e linhas de campo magnético
* Indutor
* Perdas em Materiais ferromagnéticos

Magnetismo
Campo Magnético
Em elétrica cada carga cria em torno de si um campo elétrico, de modo análogo o imã cria um campomagnético, porém num imã não existe um mono-pólo assim sempre o imã tem a carga positiva e a negativa.
Para representarmos o campo magnético usaremos o símbolo , para determinar o sentido de utilizamos uma bússola ( que só a partir dos estudos do magnetismo pôde ser utilizada para a navegação, com grande importância até nos dias de hoje).
Abaixo representaremos o sentido de um campo magnético.Assim do real para o esquema à direita temos que o sentido adotado para o campo magnético é sempre do pólo norte do imã para o pólo sul.
Podemos gerar um campo magnético uniforme com o imã abaixo:
Campo magnético por um fio.
, campo magnético (B) é a permeabilidade magnética do vácuo , multiplicado pela corrente elétrica que passa pelo fio dividido pela distância ao fio.

Campo magnético em umsolenóide.
, onde B, ,e i são os mesmos da relação para o fio e é o quociente do número de espiras por unidade de comprimento.

Fluxo Magnético
Para analisar mais detalhadamente o fenômeno da indução magnética, Faraday lançou mão de um conceito que ele mesmo havia criado: o de linhas de força, que hoje conhecemos por linhas de campo.

Embora o número de linhas de campo seja obviamenteinfinito, ele convencionou que, para representar um campo magnético, a densidade das linhas seria proporcional à intensidade do campo. O cálculo dessa densidade das linhas baseia-se na verificação de quantas linhas existem para cada metro quadrado de determinada superfície plana perpendicular a essas linhas, como mostra a figura abaixo.

Linhas de campo magnético atravessando uma superfície planaDesta forma, podemos dizer que o número de linhas que atravessa uma superfície plana, de área A, colocada perpendicularmente a um campo magnético, é proporcional ao produto do campo magnético pela área da superfície, (B . A). Esse produto recebeu o nome de fluxo de B (ou fluxo magnético) através da superfície, sendo representado por ϕ. Assim, temos:

Onde:

ϕ – fluxo magnético
B – campomagnético
A – área da superfície plana

De acordo com a figura abaixo temos uma espira de área A imersa em um campo magnético uniforme. O ângulo formado entre o campo B e o vetor n normal ao plano da espira é θ. Assim, para calcular o fluxo magnético B através da espira temos que levar em consideração o ângulo. Portanto, temos que:

Densidade Magnética :
Chama-se densidade magnética de umaregião polar ao quociente da massa magnética, pela área da região. Sendo m a massa magnética, S a área da região polar, a densidade magnética será:

A densidade magnética tem o sinal da massa magnética: é positiva quando se trata de polo norte, negativa, quando de polo sul.
Facilmente se conclui que a intensidade de imantação é grandeza física da mesma espécie que a densidade magnética.Temos:

Por serem grandezas da mesma espécie, e tem as mesmas unidades, isto é, gauss no CGSEM, e no MKS.

Permeabilidade Magnética
A permeabilidade magnética, simbolizada pela letra grega u, é uma grandeza característica de cada material e se refere à sua capacidade em "aceitar" a existência de linhas de indução em seu interior. Assim, quanto maior for a permeabilidade de um material, mais...
tracking img