Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
As dimensões da cadeia de suprimentos
Existe uma confusão conceitual entre cadeia de suprimentos e logística que, por vezes, dificulta o correto entendimento das dimensões e atividades de uma cadeia de suprimentos, como também as responsabilidades dos departamentos e das organizações nos processos relacionados ao tema. Uma definição mais clara de cadeia desuprimentos é a de integração dos processos de negócios desde o consumidor final até o fornecedor primário, sendo a logística parte dos processos da cadeia que liga clientes e fornecedores. Neste sentido, surge então a expressão logística integrada ou logística empresarial como sinônimo de cadeia de suprimentos.
A logística integrada contempla a logística inbound (abastecimento), a logística interna ea logística outbound (distribuição).
Outra confusão comum é relacionada ao conceito de cadeia produtiva e cadeia de suprimentos. O termo cadeia produtiva é utilizada em geral para a determinação do conjunto de atividades de um segmento de mercado, Por exemplo: cadeia produtiva da indústria farmacêutica, da indústria têxtil, da indústria cosmética etc. A cadeia de suprimentos é parte de uma ou devárias cadeias produtivas envolvendo as estratégias e atividades de planejamento, movimentação e armazenagem de materiais desde a matéria prima até o produto final; enquanto a cadeia produtiva refere-se à estrutura geral do segmento de mercado. Por sua natureza multifuncional, a cadeia de suprimentos abrange três grandes conjuntos de atividades empresariais, processos de negócios, organização epessoas e tecnologia, iniciativas, práticas e sistemas, esses conjuntos devem ser tratados simultaneamente na gestão da cadeia de suprimentos e suas ações devem ser integradas no sentido dos principais objetivos da cadeia: otimização de custos e elevação do valor percebido cliente ou nível de serviço. A perspectiva das ações deve ter caráter estratégico tanto no planejamento como na implementaçãoe controle das iniciativas práticas, contemplando a estrutura organizacional e a capacitação de pessoas, visando a criação de vantagem competitiva para a organização e demais membros da cadeia de suprimentos. Por ser contemporânea, a constituição e a gestão da cadeia de suprimentos representam transformações radicais nos modelos de relacionamento com fornecedores e clientes, exigindo quebras deparadigmas e utilização intensa de tecnologias inovadoras para a viabilização dos processos de negócios. A filosofia da cadeia de suprimentos pressupõe um conjunto de processos de negócios com componentes gerenciais integradas e compartilhamento de informações, divisão de riscos e ganhos, cooperação, alinhamento de objetivos e integração horizontal dos processos de cada membro da cadeia.CONFIGURAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
A estrutura da cadeia de suprimentos consiste de organizações com processos de negócios interligados, ou seja, processos que produzem valor para o cliente. Os componentes gerenciais da cadeia são administradores de modo integrado entre as organizações que participam da estrutura da cadeia. Os processos de negócios-chave relevantes para a gestão da cadeia de suprimentosque devem ser tratados em conjunto pelos membros da cadeia são:
* Gestão do relacionamento com cliente;
* Gestão do serviço ao cliente;
* Gestão da demanda;
* Gestão do processamento de pedidos;
* Gestão do fluxo de produção e de operações;
* Gestão dos fornecedores;
* Projeto e desenvolvimento de produtos e processos.
A principio, toda organização participa de umacadeia de suprimentos, mas a gestão das cadeias depende de vários fatores, como segmento de mercado, disponibilidade de fornecedores e de materiais, tamanho do mercado e número potencial de clientes. A identificação de membros da cadeia é complexa, porém determinante para o seu sucesso. A inclusão de todos os fornecedores e clientes diretos e indiretos na gestão da cadeia pode levar a uma extensão...
tracking img