Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cadeia de suprimentos

Trata-se de uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias- primas e informação dos fornecedores para os clientes finais (CHOPRA, 2007).

Composição da cadeia:
* Fornecedores de matéria – prima
* Fabricantes
* Distribuidores
*Transportadores
* Atacadistas
* Varejistas
* Prestadores de serviços
* Próprio cliente.

O objetivo da cadeia em toda sua extensão é atender e satisfazer as necessidades do cliente, minimizando custos e maximizar lucros.
Uma cadeia bem sucedida é aquela onde todos os envolvidos alcançam o mesmo objetivo: maior lucratividade e vantagem competitiva. (CHOPRA, 2003).

Importânciada cadeia

O elo da cadeia todo é importante para o crescimento e desenvolvimento de uma organização, o bom gerenciamento da cadeia além de ser um desafio, é vital para as organizações, um empresa voltada apenas na produção ou distribuição, não consegue colocar seus produtos no mercado competitivo, não consegue ser sustentável e dificilmente sobreviverá. O foco é sempre o mesmo: buscareficiência no fluxo de produtos, serviços e informações, possibilitando o melhor desempenho integrado todos no canal (BALLOU, 2007).

O sucesso de uma empresa em relação à seus concorrentes não depende somente das estratégias de marketing, ou do bom relacionamento do elo da cadeia , ou de uma logística bem aplicada na hora e lugar certo, isoladamente, é portanto uma somatória de todos estes itensacrescentando um diferencial consistente em estratégia competitiva que agrega valor ao produto serviço (MEIRA, 2008).

Ocorre em todas as organizações gargalos que dificultam ou atrasam as operações logísticas, causando prejuízos financeiros e falta de compromisso diante dos prazos determinados.

O que são gargalos na logística?

São obstáculos ou entraves que causam transtornos operacionais,deficiência nos prazos de entrega, desperdício de tempo, de material.
Enfim, é tudo aquilo que dificulta o bom desempenho das atividades operacionais e o fluxo de informações, que reflete em toda a extensão até o fim da cadeia e pode comprometer a satisfação do cliente final.

Algumas definições:

“gargalo é a atividade mais lenta numa cadeia e embora ele possa, na maioria das vezes,
ser umamáquina, pode também ser uma parte do fluxo de informações, como o
processamento de um pedido”. (CHRISTOPHER, 1999, p.157).

gargalo se refere a um componente ou tarefa que impede que um sistema apresente melhor
desempenho. Portanto, no transporte de cargas, o gargalo é qualquer obstáculo que impede
que o transporte seja feito com maior eficiência (LISBOA, 2009).
O gargalo atinge empresasde vários segmentos, mas os setores de bebidas é um dos que mais gastaram com logística no ano passado, segundo a pesquisa Custos Logísticos 2011, do Instituto de Logística e Supply Chain. Enquanto a média geral de gastos foi de 8,5% em relação à receita líquida, o setor de bebidas gastou 12,1%.
As deficiências da infraestrutura logística brasileira permeiam todos os setores de transporte.Rodovias, portos e aeroportos sofrem com a falta de investimento, afetando a demanda e elevando os gastos. De acordo com o Banco Mundial, o custo da logística no Brasil equivale a 20% do PIB, o dobro dos países ricos.
O setor de transporte rodoviário, responsável por 76% da mercadoria que transita no País, atinge praticamente todos os pontos do território nacional, mas, por outro lado, é o queapresenta preços de frete mais elevados. Embora ofereça baixos custos fixos, os variáveis são mais altos, podendo ter alteração de acordo com questões que estão na esfera pública. Alguns dos exemplos são os valores do combustível e da manutenção das vias.
Com apenas 212 mil quilômetros de rodovias pavimentadas – enquanto a China e a Índia registram 1,5 milhão de quilômetros de estradas cada -, o...
tracking img