Cadeia alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Animais Herbívoros

Animais herbívoros são aqueles que consomem plantas vivas ou parte delas. Desta forma, ecologicamente falando, podem exercer um papel de predadores, por remover indivíduos da população; ou parasitas, por consumirem determinadas estruturas das plantas, mas sem matá-las.

Considerando esses fatos, são capazes de controlar algumas populações de plantas por reduzir as taxasde crescimento e reprodução destas. Por tal motivo, alguns insetos com esse hábito alimentar são empregados para controlar o crescimento de pragas de plantações.

Grandes vertebrados herbívoros geralmente possuem dentes trituradores para rasgarem as fibras de determinadas estruturas do vegetal e, em razão das propriedades destas, possuem o intestino mais longo. Peças bucais de insetos e bicos depássaros são, também, especializados para tal – basta observar as borboletas ou estudar sobre os tentilhões de Galápagos.

Animais ruminantes, como bovinos e girafas, ingerem o alimento e este, após ter suas moléculas de polissacarídeos quebradas, são regurgitados para serem mastigados e deglutidos em seguida, continuando o processo digestivo. No estômago, há regiões específicas onde bactérias eprotozoários auxiliam o processo digestivo das fibras celulósicas e hemicelulósicas ingeridas, sendo este órgão dividido em três cavidades: rumem (ou rume), retículo (ou barrete), omaso e abomaso.

Quanto à defesa contra a herbivoria, as plantas desenvolveram, ao longo da evolução, espinhos, pelos, resinas, compostos de gosto ruim e/ou tóxicos, dentre outros.

Um fato interessante é aperpetuação das espécies vegetais pela própria ação da herbivoria, como a polinização de plantas e dispersão de sementes.
Exemplos de animais herbívoros: abelhas, borboletas, zeras, bois, antílopes, ovelhas, rinocerontes, girafas, alguns morcegos, elefantes, etc.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola




Animais Carnívoros

Animais carnívoros, tal como o nome indica,são aqueles indivíduos que se alimentam predominantemente de carne. São considerados predadores, já que removem indivíduos da população ao capturá-los para este fim. Tais animais se alimentam de herbívoros, mas podem também ter como fonte nutricional indivíduos com esse mesmo hábito. Assim, podem ser consumidores secundários, no primeiro caso, ou terciários em diante, nos outros casos.

Algunscarnívoros perseguem suas presas sozinhos: estratégia que pode não ser tão eficiente quanto uma caçada em grupo. Assim, animais como leões e hienas e algumas espécies de formigas preferem se unir para capturarem um alimento maior e sem correrem grandes riscos de vida (ou de voltarem da caça sem alimento).

Adaptações, como dentes que permitem morder a presa e rasgar sua carne, são essenciaispara que exerçam este papel ecológico. Garras e bicos afiados, em caso de algumas aves, facilitam esse mesmo processo; e mandíbulas de determinadas serpentes têm capacidade de se alargar e deslocar a fim de que o alimento seja engolido. Olfato e audição bem desenvolvidos facilitam a localização do alimento.

Para evitar a predação, as presas podem utilizar estratégias, como se esconder, advertir oulutar bravamente.

Tais como animais herbívoros e onívoros, carnívoros exercem importante papel no controle populacional de outras espécies.

Curiosidade: plantas carnívoras são consideradas predadoras: consumidoras secundárias.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola




Animais Onívoros


Provavelmente você já sabe que animais carnívoros são aqueles que sealimentam predominantemente de tecidos animais; e os herbívoros, de plantas ou de algas vivas, inteiras ou apenas algumas partes.

Entretanto, há animais que obtêm o alimento dessas duas fontes (animal e vegetal) e, dessa forma, são classificados como onívoros. Algumas espécies de ursos têm animais de pequeno porte, larvas, folhas e até mel como parte da dieta. O lobo-guará também adota esse...
tracking img