Cad cam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAD, CAM, CAE



Os termos CAD, CAE e CAM, já são comuns na indústria moderna. Eles estão relacionados com a utilização do computador nas diferentes fases de desenvolvimento de um produto, que envolvem o seu desenho (CAD), a simulação computacional de seu comportamento físico (CAE) e o planejamento e controle de sua produção (CAM). Pode-se ter uma visão geral sobre o que consistem essasáreas, a sua importância no contexto de desenvolvimento de um produto industrial, bem como, uma ideia do estado da arte dessas áreas de conhecimento atualmente. São áreas muito abrangentes e a relevância e importância delas para o aumento de competitividade industrial no mundo atual é inegável.

Os termos CAD, CAE e CAM já são comuns no meio industrial inter-nacional (e nacional) atualmente, e estãodiretamente relacionados com a redução de custo de desenvolvimento e fabricação de um produto através da utilização de computadores, eliminando a necessidade e o custo de se realizar experimentos com protótipos.


Apresentação



Durante muitos anos procurou- se soluções com o objetivo de aumentar a produtividade das Máquinas Ferramentas de Usinagem com a qualidade e o aumento da vidaútil dos componentes das mesmas, ou seja, a minimização dos desgastes físicos. Diversas soluções surgiram, mas nenhuma delas oferecia flexibilidade na usinagem de peças com geometrias diversas e em lotes reduzidos. Como exemplo, podemos citar o torno, onde a evolução do torno universal, levou a criação do torno revolver, do torno copiador e do torno automático, com programação elétrica oumecânica utilizando “CAMES”. Devido ao desenvolvimento dessas máquinas, visando o aumento dos recursos produtivos, começou a ser desenvolvido, em paralelo, diversos tipo de ferramentas com diferentes tipos de material para determinadas aplicação, como aço rápido, metal duro e as modernas ferramentas com inserto de cerâmica, no entanto com a chegada dessas novas ferramentas foram impostas novas condiçõesde corte exigindo das máquinas novos conceitos de projeto, para atender os novos parâmetros de usinagem. Então com a descoberta e consequentemente aplicação do comando numérico à Máquina Ferramenta de usinagem, supriu as necessidades existentes nos sistemas de trabalho com peças complexas, reunindo as características de várias destas máquinas.


Histórico

1.

Em 1950, já eraprevisto que cibernética revolucionaria, em geral, as máquinas - ferramentas de usinagem, mas havia dúvidas de como seria .

Houve uma demora para o aparecimento do comando numérico devido a tendência de aplicação do computador para o comando de máquinas . Apenas quando esta ideia foi abandonada por motivo econômico , e que se abriu caminho para a pesquisa e o desenvolvimento do comandonumérico.

Comando numérico significa por meio ou através de números e surgiu nos meados dos anos 1949/50, nos EUA e mais precisamente , no M.I.T, Massachusetts Institute of Technology , e com o apoio da Person Corporation e da Força Aérea dos Estados Unidos, desenvolveu-se um projeto que tratava do desenvolvimento de um sistema aplicável ás maquinas – ferramentas para controlar a posição de seus fusosde acordo com os dados fornecidos por um computador.

Em 1955 e 1957 a Força Aérea Norte Americana, utilizou em suas oficinas maquina C.N, ideia apresentada para Person Corporation, entretanto várias empresas também pesquisavam o C.N. O M.I.T, Também participou das pesquisas e apresentou um comando com entrada de dados através de fita magnética. Devido aos custos altos e as experiênciaspequena a aplicação não era significativa, porque faltava confiança , portanto a partir dos anos 60 é que foram desenvolvidos novos sistemas e máquinas capazes de receberem o C.N e, com isso, aumentou-se a aplicação no campo da Metalurgia, que chegou até aos nossos dias , satisfazendo os quesitos de confiança , experiência e viabilidade econômica.

Com o desenvolvimento da eletrônica, aliado...
tracking img