Cabo coaxial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO
CABO COAXIAL

HISTÓRICO
O cabo coaxial foi inventado em 1929 e utilizado com fins comerciais pela primeira vez em 1941. Em 1940, a AT&T promoveu a primeira ligação continental utilizando ligação com cabo coaxial.
FUNDAMENTOS
O cabo coaxial foi um dos primeiros tipos de cabo usados em rede. Ele possui dois fios, sendo um uma malha que envolve o cabo emtoda a sua extensão. Essa malha funciona como uma blindagem, oferecendo uma excelente proteção contra interferências eletromagnéticas.
O cabo coaxial mais utilizado, chamado cabo coaxial fino ou 10Base2, utiliza em suas extremidades conectores chamados BNC.
O cabo coaxial possui uma impedância, que é medidas em ohms (Ω). As redes Ethernet, utilizam cabos coaxias de 50 ohms. Já redes ARCNetutilizavam cabos de 93 ohms. O cabo coaxial pois apesar de ser muito parecido com o cabo coaxial usado em antenas de televisão, esses dois tipos de cabo possuem impedâncias diferentes (o cabo coaxial usado em TV é de 75 ohms).
As vantagens do cabo coaxial são:
* Sua blindagem permite que o cabo seja longo o suficiente.
* Permite o uso de redes multi-canal (broadband).
* Mais barato que opar trançado blindado.
* Melhor imunidade contra ruídos e contra atenuação do sinal que o par trançado sem blindagem.
As desvantagens do cabo coaxial são:
* Por não ser flexível o suficiente, quebra e apresenta mau contato com facilidade.
* Pelo mesmo motivo é difícil de passá-lo através de conduítes, dificultando a instalação da rede no ambiente de trabalho.
* Normalmenteutilizado em topologia linear, onde caso o cabo quebre ou apresente mau contato, o segmento inteiro da rede deixa de funcionar.
* Mais caro que o par trançado sem blindagem.
* Cada tipo de rede requer um cabo com impedância diferente (como a maioria das redes locais é Ethernet, isso não chega a ser um inconveniente).
O fato de esse tipo de cabo ser normalmente usado em uma topologia de redechamada topologia linear, onde o segmento inteiro da rede deixa de funcionar caso o cabo se parta ou apresente mau contato, em conjunto com o fato de ele ser mais caro que o par trançado, fez com que esse tipo de cabo esteja cada vez mais em desuso.
Entretanto, ainda hoje existem aplicações para esse tipo de cabo. Ele é uma solução barata para trechos de redes que estejam sob forte interferênciaeletromagnética (ambiente industrial, por exemplo), já que o par trançado sem blindagem, como o nome sugere, não possui qualquer proteção contra interferências externas. No entanto, a fibra óptica está cada vez mais preenchendo essa lacuna deixada pelo par trançado, já que está com um custo cada vez mais acessível.
Outro ponto que fez com que o cabo coaxial seja considerado obsoleto é a sua taxa detransferência máxima: 10 Mbps. Hoje, os sistemas de par trançado operam a 100 Mbps, ou seja, dez vezes mais rápido que o par trançado.
Entretanto, por seu baixo custo, em redes pequenas, em casa ou em um pequeno escritório, esse tipo de cabo ainda é usado, já que em redes pequenas essa taxa de transferência não chega a ser um incômodo.
RUÍDO E ATENUAÇÃO
Falamos muito de interferênciaseletromagnéticas, que geram ruído na transmissão. Quando ocorre um ruído na transmissão, a informação que está sendo transmitida é corrompida, fazendo com que retransmissões sejam necessárias. A malha existente no cabo coaxial o protege contra ruídos.
Outro probelma que ocorre na transmissão de sinais é a atenuação. O sinal, à medida em que vai percorrendo o cabo, vai perdendo a sua “força”, ficando maisfraco. Por esse motivo, o cabo, seja ele de qual tipo for, tem um limite de comprimento, pois ele não pode ser infinitamente longo. Por exemplo, o cabo coaxial fino, possui um limite de comprimento de 185 metros. Se você usar um cabo coaxial fino mais longo do que isso a rede não funcionará, já que o sinal será atenuado e o receptor não conseguirá compreender corretamente o sinal recebido (ele...
tracking img