Cabo coaxial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O primeiro tipo de cabeamento que surgiu no mercado foi o cabo coaxial. Há alguns anos, esse cabo era o que havia de mais avançado, sendo que a troca de dados entre dois computadores era coisa do futuro. Até hoje existem vários tipos de cabos coaxiais, cada um com suas características específicas. Alguns são melhores para transmissão em alta frequência, outros têm atenuação maisbaixa, e outros são imunes a ruídos e interferências. Os cabos coaxiais de alta qualidade não são maleáveis e são difíceis de instalar e os cabos de baixa qualidade podem ser inadequados para tráfego de dados em alta velocidade e longas distâncias.
Ao contrário do cabo de par trançado, o coaxial mantém uma capacidade constante e baixa, independente do seu comprimento, evitando assim váriosproblemas técnicos. Devido a isso, ele oferece velocidade da ordem de megabits/seg, não sendo necessário a regeneração do sinal, sem distorção ou eco, propriedade que já revela alta tecnologia. O cabo coaxial pode ser usado em ligações ponto a ponto ou multiponto. A ligação do cabo coaxial causa reflexão devido a impedância não infinita do conector. A colocação destes conectores, em ligação multiponto,deve ser controlada de forma a garantir que as reflexões não desapareçam em fase de um valor significativo.
A maioria dos sistemas de transmissão de banda base utiliza cabos de impedância com características de 75 Ohm, geralmente utilizados nas TVs por cabo e em redes de banda larga. Isso deve-se ao fato de a transmissão em banda base sofrer menos reflexões, devido às capacitâncias introduzidas nasligações ao cabo de 75 Ohm. Os cabos coaxiais possuem uma maior imunidade a ruídos electromagnéticos de baixa frequência e, por isso, eram o meio de transmissão mais usado em redes locais.

Cabo Coaxial

O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.
Umcabo coxial consiste em um fio de cobre rígido que forma o núcleo, envolto por um material isolante que, por sua vez, é envolto por um condutor cilindrico externo na forma de uma malha metálica entrelaçada ou uma lâmina métalica. Esse condutor externo é coberto por uma capa plástica protetora. Inicialmente foi o tipo de mídia mais utilizada nas primeiras redes locais de computadores e para atransmissão a longa distância nos sistemas de transmissão das concessionárias de telefonia fixa.

Estrutura do cabo coaxial

Cada camada do cabo coaxial, tem um papel fundamental na transmissão do sinal:
Cobertura (capa ou bainha) permite proteger o cabo do ambiente externo. É habitualmente de borracha (às vezes de Cloreto polivinil (PVC), ou eventualmente de teflon).
A blindagem (condutorexterno) envelope metálico que envolve os cabos, permite proteger os dados transmitidos nos suportes dos parasitas (também chamados "barulho") que podem causar uma distorção dos dados.
O isolador que envolve a parte central é constituído por um material dieléctrico que permite evitar qualquer contacto com a blindagem, provocando interacções eléctricas (curto-circuito).
Condutor (núcleo),realiza a tarefa de transporte dos dados, é composta geralmente por um só fio de cobre ou vários fios entrançados.
O cabo coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores utilizados tradicionalmente em linhas de transmissão, graças à sua blindagem, que o protege contra o fenómeno da indução, causado por interferências eléctricas ou magnéticas externas o cabo coaxial pode ser utilizado emlongas distâncias e a elevado débito (contrariamente a um cabo de tipo par entrançado), reservamo-lo contudo para instalações básicas.
Este cabo também possui algumas desvantagens com os limites rígidos de comprimento, até 30 nós num segmento de tamanho máximo e na detecção de falhas dificultada, principalmente em ambientes que não tenham hub coaxial.

Características e funcionamento
A malha...
tracking img