Cabine

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
URGÊNCIAS, EMERGÊNCIAS E ACIDENTES EM CABINE
Prof. Martha Martins
Tecnólogo em Beleza, Estética e Imagem Pessoal

"A BELEZA CAMINHA LADO A LADO COM A SAÚDE"

A matéria Urgências, Emergências e Acidentes em Estética, visa uma análise sobre prevenção, análise de risco, comportamento e procedimentos em situações de emergência.
A preocupação e a reflexão sobre como lidar com urgências eemergências na cabine de estética, sintetizam a preocupação com a manipulação de produtos cosméticos, eletroterápicos e técnicas de aplicação com o objetivo de manter a saúde, prevenir e normalizar a beleza dos indivíduos.
Os acidentes são fatos que alteram a ordem regular da atividade profissional, e voluntariamente ou involuntariamente, podem resultar em danos irreversíveis aos clientes/pacientes.Como em todos os segmentos da área de Saúde, na Estética também existem possibilidades de serem geradas seqüelas como conseqüência de um mal diagnóstico, de uma má indicação cosmética ou de uma aplicação deficiente de técnicas eletroterápicas. Tanto as práticas de técnicas como a indicação ou aplicação de "cosméticos de última geração" dotados de intensos efeitos sobre a pele, sem deixar de incluiros aparelhos eletroterápicos, têm dado vida a este novo, importante e amplo mercado da Estética.

CONCEITOS BÁSICOS

Urgência – ocorrência imprevista de danos à saúde, em que não ocorre risco de vida, ou seja, o indivíduo não necessita de atendimento médico imediato. É considerada prioridade moderada de atendimento.

Emergência – constatação de condições de danos à saúde, que implicam emrisco de vida, exigindo tratamento médico imediato. É considerada alta prioridade de atendimento.

Os acidentes têm para o profissional um custo econômico com assistência médica, indenizações, etc., e moral com a responsabilidade ética, civil e/ou penal, por isso é importante tomar todos os cuidados necessários para sua prevenção.

CAUSAS

• Uma atuação não profissional;
• Má formaçãode base;
• Desconhecimento da técnica utilizada: cosméticos, aparelhos, etc.
• Pela própria técnica utilizada;
• Defeitos nas instalações em cabine;
• Independentes da atividade do profissional, por enfermidades próprias do
• cliente.
• Indicações enganosas ou que não correspondam.
• Ausência de acompanhamento em cabine do cliente durante o tempo necessário.

Oprofissional tem o dever de prestar toda a assistência necessária para o cuidado do cliente que passou por algum transtorno em cabine e que, necessita de atendimento multidisciplinar.
Todos os valores gastos pelo cliente deverão ser reembolsados.

ELETROTERAPIA

Os acidentes produzidos por equipamentos elétricos podem afetar tanto o profissional quanto o cliente. A corrente elétrica entra emcontato com a pessoa, percorre um trajeto determinado, causando lesões ou disfunções de diferente ordem de importância. Os efeitos produzidos por esse acidente dependem do tipo de corrente e da intensidade da descarga elétrica recebida.

CORRENTE CONTÍNUA - CORRENTE VARIÁVEL DE BAIXA FREQUÊNCIA

• Queimaduras
• Contração muscular que pode levar à paralisia respiratória.Importante:
Com a corrente variável de alta freqüência não deverão ser utilizados produtos inflamáveis já que poderiam causar queimaduras.

MECANOTERAPIA

Entre as diversas técnicas incluídas na Mecanoterapia destacamos as técnicas de vacum e o ultra-som.

Vacum

Com a aplicação da técnica de vacum, podem ocorrer petéquias (mancha vermelha diminuta devido ao escape de uma pequena quantidade desangue) e hematomas (coleção localizada de sangue extravasado, geralmente coagulado, em um órgão, espaço ou tecido), pelo uso de pressões de trabalho demasiadamente grandes, felizmente estes problemas são transitórios e de resolução espontânea.
Para prevenir estes problemas é importante descartar a fragilidade vascular e realizar previamente um teste de sensibilidade.

Ultra-Som

O principal...
tracking img