Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A UA U L A L A

1

1

O mundo da Física
A

curiosidade do homem pode ser compreendida de várias maneiras: alguns dizem que vem de uma necessidade de sobrevivência, outros dizem que é uma forma de prazer ou, ainda, no pensamento religioso, que é uma forma de conhecer a Deus. Mas uma coisa não podemos negar: o homem é curioso!
l l l l l l

Por que as coisas caem? O Sol é uma bola defogo? A Terra está parada? E a Lua, como ela fica lá em cima? Quando começou o tempo? Como surge o pensamento? Como surgiu a vida? Existe vida depois da morte?

Essas são perguntas que o homem vem se fazendo há muito tempo. Algumas sabemos responder, outras não. Algumas têm mais de uma resposta, a diferença está no método usado para respondê-las. Alguns métodos permitem conhecer o mundo que noscerca, outros nos levam a ilusões sobre este mundo. Observe estes casos:

HORÓSCOPO:

ESPELHO, ESPELHO MEU... VOCÊ SABIA?

“A Lua energiza seu signo apesar de estar em fase com saturno com o qual apresenta tensão Você deve tensão. aproveitar as vibrações de mercúrio que completa hoje seu ciclo ciclo. Assim, curta hoje os seus amigos. Número de sorte 23.”

“Para vermos inteiramente nosso rostonum espelho plano é suficiente que ele tenha metade do tamanho (altura) do rosto. Tente observar este fato.”

Os trechos escritos nos quadros acima poderiam ser encontrados num jornal ou falados pela televisão. Freqüentemente encontramos frases que propõem, sugerem, ou mesmo ordenam que façamos, ou não façamos, certas coisas: “Não fume no elevador. Lei Municipal número tal”.

Essa afirmaçãotenta nos dizer que se fumarmos no elevador estaremos sujeitos às penas da tal lei. Voltemos aos quadros. O primeiro nos diz algumas coisas a respeito da situação dos astros em que podemos, ou não, acreditar. Mais ainda, nos fala para “curtir” os nossos amigos, o que é bom, e, indiretamente, propõe que joguemos no número 23. Dentro do quadro encontramos palavras que parecem científicas: energizarvibração energizar, vibração, tensão, fase. tensão fase O texto usa essa linguagem para tentar nos convencer de que tudo que foi escrito é verdade. Mas os horóscopos são produtos da Astrologia que não é uma ciência. Suas definições não são exatas e variam de astrólogo para astrólogo. Na verdade o que foi dito é a opinião de quem fez o horóscopo e o astrólogo pode, ou não, acertar as suasprevisões. No segundo quadro estamos no campo da ciência. Ele procura nos descrever um fato Se uma pessoa, em qualquer lugar do mundo, seguir as instruções e se fato. olhar num espelho que tenha, pelo menos, metade da altura do seu rosto, conseguirá ver o rosto por inteiro. Não estamos mais diante de uma opinião mas opinião, sim de um fato, que pode ser verificado. Devemos ouvir o que as pessoas têm adizer, porém devemos ser capazes de julgar o que foi dito. Não é porque “saiu no jornal” ou “deu na tv” que é verdade! Por outro lado, devemos ter cuidado, pois julgar não é discordar de tudo, o importante é fazer perguntas é ter curiosidade e ir em busca dos fatos e suas perguntas, explicações. A ciência e seus métodos podem nos ajudar a responder muitas perguntas, a tomar posições e a fazerjulgamentos.

A U L A

1

Uma questão de método
A ciência é uma forma de olhar o mundo, mas não é a única. Muitas pessoas imaginam que as perguntas religiosas estão completamente separadas das perguntas científicas, mas isso nem sempre é verdade. Por exemplo, Isaac Newton, quando criou o conceito de força queria evidenciar a ação de Deus força, no mundo: suas perguntas eram religiosas e seconfundiam com as científicas. O método científico tem permitido à humanidade construir conhecimentos sobre o mundo, propiciando compreender e controlar a natureza em alguns aspectos. O método científico busca uma verificação dos fenômenos por meio de observações e experiências (fatos), ou seja, busca na natureza a resposta para suas perguntas e a confirmação de suas hipóteses (opiniões baseadas em...
tracking img