Banco de dados - uma breve referencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura do Sistema

A arquitetura do sistema é baseada no padrão MVC(Model View Controller). O MVC é um padrão de arquitetura de software que visa separar a lógica de negócio da lógica de apresentação, permitindo o desenvolvimento, teste e manutenção isolado de ambos.
Com o aumento da complexidade das aplicações desenvolvidas torna-se fundamental a separação entre os dados(Model) e o layout (View). Desta forma, alterações feitas no layout não afetam a manipulação de dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar o layout. O MVC resolve este problema através da separação das tarefas de acesso aos dados e lógica de negócio, lógica de apresentação e de interação com o utilizador, introduzindo um componente entre os dois: o Controller.
MVC é usado em padrõesde projeto de software, mas MVC abrange mais da arquitetura de uma aplicação do que é típico para um padrão de projeto. MVC é muito visto em aplicações para Web, onde a View é geralmente a página HTML, e o código que gera os dados dinâmicos para dentro do HTML é o Controller Model é representado pelo conteúdo de fato, geralmente armazenado em bancos de dados ou arquivos XML.
Model Arepresentação domínio específica da informação em que a aplicação opera. É comum haver confusão pensando que Model é um outro nome para a camada de domínio. Lógica de domínio adiciona sentido a dados crus (por exemplo, calcular se hoje é aniversário do usuário, ou calcular o total de impostos e fretes sobre um determinado carrinho de compras). Muitas aplicações usam um mecanismo de armazenamentopersistente (como banco de dados) para armazenar dados. MVC não cita especificamente a camada para acesso aos dados, porque se subentende que estes métodos estariam encapsulados pelo Model.

Framework de implementação

O objetivo do artigo não é desenvolver um sistema, e sim, mostrar o comportamento de um sistema de banco de dados trabalhando na WEB.
Assim, farei um breve resumo dosSGBD mais utilizados para desenvolver sistemas para WEB.
As linguagens e demais ferramentas utilizadas na implementação do sistema são brevemente descritas a seguir.
.
Linguagem PHP

PHP é uma linguagem de programação de domínio especifico voltada para o desenvolvimento web. A opção por utilizar essa linguagem é pelo fato dela ter o poder de implementar uma soluçãosimples e eficiente para o desenvolvimento web, por ser veloz, portável, orientada a objeto e ter sintaxe simples e parecida a linguagem C.

O que é PHP?

PHP (um acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada para o desenvolvimento de aplicações Web ajustável dentro do HTML.
Ótimo, mas o que issosignifica?
Em vez de muitos comandos para mostrar HTML, páginas PHP contém HTML juntamente com códigos que fazem "alguma coisa" O código PHP é delimitado por tags iniciais e finais que lhe permitem pular pra dentro e pra fora do "modo PHP".
O que distingui o PHP de algo como Javascript no lado do cliente é que o código é executado no servidor, gerando HTML que é então enviado para ocliente. O cliente receberia os resultados da execução desse script, mas não saberia como é o código fonte. Você pode inclusive configurar seu servidor para processar todos os seus arquivos HTML como PHP, e então não haverá nenhum modo dos usuários descobrirem que se você usa essa linguagem ou não.
A melhor coisa em usar PHP está no fato de ele ser extremamente simples para um iniciante, masoferece muitos recursos para o programador profissional. Não se preocupe em ler as longas listas de funções do PHP. Você pode pular essa parte (por enquanto) e começar a escrever scripts em poucas horas.

ASP net

ASP.NET é a plataforma da Microsoft para o desenvolvimento de aplicações Web e é o sucessor da tecnologia ASP. É um componente do IIS (Internet Information Services -...
tracking img