Cabeamento estruturado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO CABEAMENTO ESTRUTURADO NAS EMPRESAS

Resumo
Quando se cria uma rede sem planejamento, criamos também desordem, os fios ficam rodando de qualquer maneira, e quando o problema aparece não se sabe por onde começar. Com o cabeamento estruturado isso não ocorre, pois tudo está organizado e cada cabo está em seu devido lugar e resolver problemas com eles não implicarão em custos enem tempo além do necessário. Toda boa rede precisa de um bom planejamento e isso envolve muito mais que amarrar cabos ao acaso. Será preciso saber o que está conectando e onde os equipamentos estão localizados para melhor trabalhar com eles. Além de permitir as empresas maior agilidade e eficiência na troca de informações, compartilhamento de dados e recursos. Trará benefícios aos usuários queirão utiliza-los.

Introdução
As redes de computadores surgiram e evoluíram com a crescente necessidade de compartilhamento dos recursos computacionais e de informações nas empresas.
As redes mais populares utilizam arquitetura Ethernet com par trançado, precisando assim de um dispositivo concentrador, um hub ou switch, para a conexão entre os micros. Em pequenas empresas, o cabeamento não é umfato que atrapalhe o dia a dia.
Porém pode-se estruturar uma rede com apenas cinco micros. Isso vai depender da quantidade de dados e da estrutura organizacional da empresa.
Entretanto em redes médias e grandes a quantidade de cabos e o gerenciamento dessas conexões podem atrapalhar o cotidiano da empresa e o simples fato de inserir mais um micro torna a tarefa, realmente complicada custandohoras de trabalho.
Para isso vem o cabeamento estruturado, que fornece a esses ambientes um sistema que facilite a remoção ou colocação de equipamentos.
A partir disso temos dois pontos de partida.
Empresas que tem como sede um prédio novo e já dentro das normas e empresas com suas sedes já em prédios estruturados.
No primeiro caso, se o cliente assim desejar tudo será estruturado. Dados, voze imagem.
No segundo caso normalmente o cliente que já tem uma estrutura telefônica que funciona então faz somente a estrutura cabeada de dados.
Palavras-chave: cabeamento estruturado, subsistemas, projeto.

SISTEMA ESTRUTURADO

É cada vez maior a tendências de interligação entre as redes de computadores e os diversos sistemas de comunicação e automação existentes como as redes de telefonia,os sistemas de administração predial e etc. Essa fusão de tecnologia vai mudar a maneira de como os ambientes de trabalho são concebidos. O sistema de cabeamento estruturado conexão de qualquer equipamento em qualquer ponto do cabeamento.

CABEAMENTO NÃO ESTRUTURADO

O cabeamento não-estruturado é aquele que é executado sem um planejamento prévio e o seu dimensionamento não consideramodificações ou expansões futuras na rede. Normalmente utiliza cabos dedicados para tipos específicos de aplicação, cabos para voz, cabos para dados, cabos para sistemas de controles e etc. Resultando em diversos padrões, topologias, conectores e ligações e etc. , que sofrem modificação para cada layout de rede. Com custo de implementação relativamente baixo e tempo de instalação pequeno se comparado comcabeamento estruturado. Aspectos vantajosos apenas em ambientes que não sofrem modificação em seu layout físico.
Características:
- Normalmente a passagem de cabos é feita utilizando uma estrutura já existente, e nem sempre adequada.
- Novos cabos são planejados apenas em locais onde já existiam equipamentos em funcionamento, ou seja, previstas novas estações de trabalho. Futuras ampliações nãosão observadas.
- Não utiliza organizador de cabos.
- Geralmente não engloba obras civis e quando os dutos de passagem tornam-se insuficientes, os caminhos adicionais para a passagem dos cabos são improvisados.
- Pouca ou nenhuma flexibilidade.
- Não oferecem documentação adequada dos pontos de rede, dificultando a administração e a resolução de problemas.

ESTRUTURANDO A EMPRESA COM O...
tracking img