Business to consumer b2c– uma ferramenta essencial de otimização de vendas na civilização atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Business to Consumer B2C– Uma ferramenta essencial de otimização de vendas na civilização atual

Camila dos Santos1, Ingrid de Oliveira1, Silvia Martim1

1Discentes de Administração – Faculdade Cidade Verde (FCV)
Maringa – PR – Brazil

tpg_camilinha@hotmail.com,ingridcarolinedeoliveira@gmail.com,silmartim@hotmail.com

Resumo. Este meta-artigo descreve sobre a ferramenta dee-commerce direcionada nas relações entre empresas e consumidores, o Business to Consumer, tendo em vista a necessidade que a atual civilização consumidora demanda em parceria com a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas.


Informações Gerais


Nos dias atuais, com o crescente aumento de acesso à tecnologia a nível mundial, as informações são processadas com grande velocidade, e osprocedimentos tendem a ser acelerados ao mesmo ritmo, com isso a prática mercantil de venda e compra de produtos e ou serviços passa por transformação. A fim de se adequar a tal evolução, uma nova forma de comercialização é desenvolvida em parceria da rede mundial de computadores, e fica conhecida como E-commerce.


O Comércio eletrônico ou e-commerce

O e-business "electronic business" ou"negócio eletrônico", não deve ser confundido com e-commerce ou "comércio eletrônico". O e-business pode ser definido como um método de inserção da empresa na Internet, uma estratégia de posicionamento, visando automatizar suas atividades em várias áreas, possibilitando diversos tipos de transações.
O e-commerce ou comércio eletrônico é a parte integrante do e-business que permite a conexão eletrônicaentre a empresa e o cliente. Tem por objetivo reduzir custos, aumentar a interação entre o comerciante e o consumidor, aperfeiçoar a logística e aumentar a qualidade de produtos e serviços. A desburocratização é a característica deste segmento, assim como a viabilidade do acesso das micro e pequenas empresas em todo o mundo, que muitas vezes operam sem a presença de atravessadores e vendedores.Conforme o Diretor Geral do Ebit, Pedro Guasti (2010) comércio via web começou em 1995, quando as primeiras lojas e portais descobriram um novo método para vender seus produtos, mas o grande estouro aconteceu em meados do ano 2000, já em 2001, as empresas que investiam no sistema de comércio virtual encontraram dificuldades para obter capital, enfrentando a resistência quanto a novosinvestimentos, já que os investidores eram mais racionais e céticos em relação ao novo mercado que estava surgindo, principalmente com o risco de retorno sobre o investimento.

Ao longo da primeira década do século XXI, o e-commerce foi reunindo seguidores, que descobriram ali uma maneira diferente de adquirir produtos. Mas apenas a audiência dos visitantes nas lojas não era suficiente para sustentá-las,foi então que procuraram por algo que pudesse desviar a atenção do comercio varejista, foi ai que adotaram como atrativo o preço a baixo do mercado com facilidade de pagamento aumentando a competitividade do setor.

2. Business-to-consumer - B2C


Business to Consumer (B2C) significa negócios para consumidor, é uma ferramenta do e-comerce, que representa uma relação de empresa e consumidor,onde a pessoa física através de um computador realiza pesquisas e toma decisões de compras de produtos ou serviços de uma empresa que possua seu domínio online.

Quando planejado de acordo com seu público alvo, e bem estruturado, esta ferramenta maximiza lucros, pois impulsiona as vendas da empresa.
Essa modalidade de comércio possui grandes vantagens de negócios, não só para empresas, mas tambémpara os consumidores, uma vez que para os clientes permite comodidade e rapidez, pois não é necessário nem sequer sair de casa para realizar uma compra online, o preço se torna mais competitivo, a variedade de itens e possibilidades é maior, e também proporciona uma atualização continua das novidades, já que atualmente os lançamentos chegam primeiro na rede. No âmbito organizacional alem da...
tracking img