Bulying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAPI – Faculdade de Pinhais
Adriane Aparecida Molinett
Elizaine Maria Molinete
Noemia Maria Muller
Sandra Regina Liczbinski

Bullying

Nova Laranjeiras

2007

Adriane Aparecida Molinett
Elizaine Maria Molinett
Noemia Maria Muller
Sandra Regina Liczbinski

Bullying

Atividade Supervisionada de Metodologia
Cientifica apresentada ao Curso de Graduação em Pedagogia namodalidade a distância da FAPI/ITDE, sob orientação da professora Ângela Zatti.

Nova Laranjeiras

2007

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03
2. BULLYING 04
2.1 DEFINIÇÃO 04
2.2 BULLYING NAS ESCOLAS 06
2.2.1 Efeito numa Escola 07
2.2.2 Como os Alunos se Envolven com o Bullying 08
3. CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A entrada na escola primária deveria ser uma experiência fantástica egratificante, mas para algumas crianças essa experiência fica manchada por atos de agressividade e intimidação.
Este fenômeno pode ter um impacto muito negativo no trabalho, saúde, auto-estima e confiança das crianças. As crianças com necessidades especiais ou deficiência são particularmente vulneráveis a este tipo de intimidação.
O Bullying pode assumir inúmeras formas, desde uma simplesprovocação até ameaças e violência física. Qualquer que seja o nível de intimidação, esta pode ser uma experiência aterradora para qualquer criança e uma verdadeira dor de cabeça para pais e prestadores de assistência.

2 BULLYING

2.1 DEFINIÇÃO

A ação que tornou a expressão bullying mundialmente conhecida desencadeou – se na Europa (mais precisamente na Inglaterra), através de um grupo detorcedores que se mobilizou pela pratica da violência gratuita, dentro e nas imediações dos estádios de futebol.
Somente algumas pessoas ligadas a áreas especificas aprofundaram-se no assunto revelando então a sua complexidade e abrangência.
Segundo o cientista norueguês Dan Owelus, “Bullying é definido em três termos essenciais: o comportamento e agressivo e negativo, o comportamento é executadorepetidamente e o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.
O bullying divide - se em duas categorias:
1- bullying direto - a forma mais comum entre os agressores ( bullies) masculinos;
2- bullying indireto (também conhecido como agressão social ) e a forma mais comum de bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizadapor forçar a vitima ao isolamento social.
O “efeito bullying” pode acontecer em qualquer contexto no quais seres humanos interagem, tais como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalhos.
Entende-se por BULLYING todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais estudantes contra outro(s),causando dor e angústia, e executado dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Agora que já sabemos o que e bullying nosso próximo passo será o aprofundamento da questão, com a ressalva de que o foco se redirecionará as instituições de ensino.Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, a seguir, relaciono algumas ações que podem estar presentes: colocar apelidos; Ofender; Zoar; Gozar; Encarnar; Sacanear; Humilhar; Fazer, sofrer; Discriminar; Excluir; Isolar; Ignorar; Intimidar; Perseguir; Assediar; Aterrorizar; Amedrontar; Tiranizar; Dominar; Agredir; Bater; Chutar;Empurrar; Ferir; Roubar; Quebrar pertences.
Os autores do Bullying são indivíduos que tem poucas empatias. Frequentemente pertencem a famílias desestruturadas nas quais a poucos relacionamentos afetivos e entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferece como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo.
Os alvos são pessoa ou...
tracking img