Bullyng nas aulas de educacao fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO BULLYING NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE LORENA
BREZOLIN. Ligia Maria Teixeira de Faria – PUCSP1 ligia@lo.unisal.br MATTA. Claudia Eliane - UNISAL2 claudia@lo.unisal.br Área Temática: Violências na escola Resumo Este artigo é resultante de um projeto do grupo de pesquisa denominado Observatório de Violências nas Escolas, no UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – U E Lorena,sobre diferentes tipos de violência, principalmente o bullying. Um dos fenômenos observados e que precisam ser cada vez mais questionados pela equipe que trabalha sobretudo na área acadêmica, é a questão do bullying. O bullying é considerado um tipo de comportamento violento podendo ser expressado em diferentes modos, ou seja, contendo atitudes intencionais, atitudes agressivas, e de modo repetitivoadotado por um ou mais alunos contra outras pessoas impossibilitadas de se defender. Considerando a importância de se investigar o tema em questão, a presente pesquisa têm como objetivo identificar na área acadêmica, especialmente nas escolas estaduais da cidade de Lorena – SP, um treinamento para educadores, gestores, e pais, sobre o que é o bullying, as conseqüências do bullying, e orientação nocombate do bullying nessas escolas. A motivação para realizar um treinamento nessa área temática, foi devido a verificação das noticias através dos meios de comunicação da cidade, mostrando casos rotineiros de bullying nas escolas. Aí a necessidade de se estudar mais os comportamentos dos alunos e trabalhar na divulgação de informações a respeito desse fenômeno promovendo uma mudança de cultura.Algumas iniciativas voltadas para a educação precisam ser trabalhadas em conjunto para contribuir na melhoria das relações entre os alunos educadores e também na sociedade. No entanto, para que ocorra essas mudanças, é preciso a provocação de algumas estratégias para alcançar os objetivos esperado, e uma dessas estratégias, está voltada para um treinamento consciente com os alunos, educadores edemais envolvidos na educação. Palavras Chaves: Bullying.Violência Escolar. Educação. Introdução Segundo Ramos (1988, p. 57) a palavra bully pode ser traduzida, como valentão, brutalizador, tirano, ou amedrontador. Desta raiz, surgiu a palavra bullying, a qual, de
Bacharel em Ciência da Computação, Professora de Computação do UNISAL e Mestranda em Tecnologias Inteligentes e Design Digital – PUCSP. 2Mestre em Computação Aplicada pelo ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica e Professora de Computação do UNISAL – SP e FATEC.
1

1268

acordo com Fante (2005, p. 28), corresponde a um subconjunto de comportamentos agressivos que envolvem intimidações, insultos, assédios, exclusões e discriminações de todo gênero. Podemos observar que recentemente há vários estudos que noticiam àviolência nas escolas, destacando-se entre os meios de comunicação, e relatos de experiências de educadores. É possível ser verificado na educação, especialmente nas escolas estaduais o fenômeno bullying. Este tem sido uma questão pertinente para discussão entre educadores, diretores e pais. Esses comportamentos se refletem em atitudes como agressões físicas e morais, o uso de apelidos, causando váriosdanos, principalmente ocasionando um déficit no rendimento escolar, além de outros danos mais graves. A ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência), o termo bullying pode ser definido como:

O bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia,e executadas dentro de uma relação desigual de poder [...]. Os atos repetidos entre iguais (estudantes) são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

“As vítimas de bullying geralmente são pessoas com dificuldades a reagir diante das situações agressivas, não conseguindo suportar a pressão a que são submetidos.” (MARRIEL, ASSIS, AVANCI, OLIVEIRA, 2006)....
tracking img