Barroco no brasil e na europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Professor João Batista.





Barroco na Europa e Barroco no Brasil.

Nome: Leticia Kloeckner
Prof°: Cristine Grenzel Pires
Dependência de Artes

Tangará da Serra, 29 de novembro de 2012.

Introdução

Neste trabalho será apresentado os principais objetivos do Barroco na Europa e no Brasil, a literatura, a cultura,Os principais autores e as obras, manifestaçõesartísticas, os autores barrocos.
Sabendo mais sobre a historia da Europa e do Brasil, Algumas poesias foram mostradas de varias, o conceptismo e o cultismo, as características do barroco: uso do contraste, pessimismo, presença de impressões sensoriais, preocupação com a transitoriedade da vida e a intensidade, tudo isso foi mostrado no trabalho e apresentando com os detalhes.

O Barroco
O estilo barroco éde origem controvertida. Pode ter nascido na Itália, mas criou raízes na Espanha entre poetas e pintores do século XVII. A literatura barroca chega a Portugal em um período marcado por grandes tensões e mudanças. Portugal e Espanha tinham um único rei. Com o desaparecimento de D. Sebastião (rei de Portugal), Felipe II torna-se herdeiro do trono e consolida a unificação da península ibérica. Surge,então, o mito do SEBASTIANISMO, crença segundo a qual os portugueses achavam que D. Sebastião não morrera na batalha de alcácer-quibir, na áfrica e voltaria em breve para retomar o trono português.Além disso, nessa época, Portugal atravessava uma série de crises econômicas. O comércio com as especiarias orientais decaiu e a economia portuguesa declinava, uma vez que os lusos ainda não contavamcom as riquezas das colônias conquistadas.
O barroco toma denominação diferentes, que variam de uma região para outra da Europa: Gongorismo, Marinismo, precionismo e etc...
Gongorismo: estilo do poeta espanhol Gôngaro; termo que os partidários dessa tendência literária utilizavam; emprego exagerado de metáforas, trocadilhos, jogos de palavras.Marinismo: de influência do poeta italiano GiambattistaMarini (1569 – 1625); caracterizada pela afetação no estilo.
Preciosismo: como tendência literária voltada para a perfeição da forma e a sutileza da frase; muito em voga na corte de Luis XIV, rei sol.
Eufuismo: estilo afetado, extravagante, comparável ao gongarismo português e ao preciosismo francês. Recebeu esse nome em conseqüência da novela de John Lyly: EUPHUES.
No século XVII temos à reação daigreja contra idéias do antropocentrismo difundido pelo renascimento e contra a reforma protestante, solidificada na Inglaterra, Holanda e regiões do Reno e do Báltico. Esta reação da igreja, na tentativa de recuperar seu poder, chamou-se contra-reforma. Foi um movimento caracterizado pela censura de textos e idéias, com decisões elaboradas a partir do concílio de Trento, ocorrido de 1545 a 1563.A companhia de Jesus de combatia com vigor as idéias da reforma protestante. O ensino passa a ser atribuição dos jesuítas. Qualquer avanço no campo científico-cultural passava pela censura eclesiástica. Tudo isso fez com que a península ibérica não acompanhasse o progresso cientifico da Europa. Portugal manteve-se alheio as idéias de Galileu, Copérnico, Newton e descartes. Entre essas descobertasestão as leis da mecânica e o processo de circulação do sangue no corpo humano.Nesse clima de profundas transformações de ordem social, política, econômica é que se desenvolve a estética barroca. O barroco reflete a tentativa de conciliar forças antagônicas: o bem e o mal, o espírito e a matéria, o céu e a terra, a pureza e o pecado, a razão e a fé.


Características do Barroco:
Atormentadopor este conflito, o homem produz textos literários com características bastante nítidas. São elas:
. Uso do contraste: as idéias opostas seduzem o barroco; os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, juventude e velhice etc... . Pessimismo: conflito entre o eu e o mundo. A vida terrena é vista como triste e cheia de sofrimento, enquanto que a vida...
tracking img