Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O1) Pesquise a melhor definição sobre Bullying.
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão,intimidação, humilhação e maltrato. 
02)CONFLITO ou BULLYNG: qual a diferença?
Conflito normal | Bullying |
- Os intervenientes explicam porque não estão de acordo, manifestando as suas razões. | - Intenção de fazer mal e falta de compaixão. O agressor encontra prazer em insultar, maltratar e dominar a sua vítima constantemente. |
- A disputa é momentânea, não perdura no tempo. | - Intensidade eduração. A agressão não é pontual, prolonga-se por um longo período de tempo, até afetar gravemente a auto-estima do agredido. |
- Desculpam-se e procuram soluções equilibradas, acordam um “empate”. | - A vulnerabilidade da vítima. É mais sensível a provocações do que os restantes colegas, não sabe defender-se adequadamente e tem características físicas e psicológicas que a predispõem à vitimação. |
-Negoceiam para satisfazer as suas próprias necessidades. | - Falta de apoio. A criança sente-se só, abandonada e tem medo de contar o seu problema, pois teme represálias.. |
- São capazes de ultrapassar a questão e esquecer o assunto | |

03) Relacione situações do dia-a-dia que configurem CONFLITOS ou BULLYING.
Bullying é quando um indivíduo ou um grupo são feridos emocionalmente comfrequência, sendo de forma verbal ou até mesmo físicas. Quando um aluno é perseguido por ser inteligente, por exemplo, se o fato ocorrer com frequência é bullying.
Já o conflito, é um desentendimento eventual, podendo também haver agressões físicas ou verbais, porém, elas não perduram como no bullying. Quando duas pessoas tem opiniões diferentes levando às a uma briga, o fato é considerado bullying.04) Coloque toda a seriedade e responsabilidade nas respostas abaixo, de acordo com o seu conhecimento de mundo:
04.1) Como prevenir o Bullying? Liste algumas ações.
Para evitar o Bullying os pais têm um papel muito importante, deverão estra atentos a sinais que possam denunciar esta prática, sendo a criança/adolescente a vítima ou o agressor. Por isso deverá estar atento aos seguintes sinais:* Se o seu filho tem alguma característica na sua personalidade ou na fisionomia que o coloca na situação de ser “alvo fácil”, procure um psicólogo.
* Esteja atento, observe o seu filho a brincar com outros colegas, solicite aos professores o parecer deles.
* Não se torne hiper protetor, mas vigie com atenção.
* Não se esqueça que o seu filho pode precisar de ajuda.
* Se o seufilho é muito agressivo, esteja atento, ele pode ser autor de Bullying a não ter consciência do sofrimento que provoca.

04.2) Liste algumas formas de denunciar o Bullying.

Caso o Bullying ocorra dentro de uma instituição de ensino deve-se procurar primeiramente a coordenação pedagógica. Se não tomarem as devidas providências, ou se o Bullying ocorrer fora da escola deve-se procurar a políciae fazer uma denúncia.
04.3)Descreva como você se sente em relação à pressão do grupo.

Tento não me importar muito com o que a sociedade quer que sejamos, acredito que devemos ser do jeito que somos e não mudar par agradar os outros ou para se encaixar em algum grupo.

04.4)Quais as formas utilizadas pelo grupo para pressionar as pessoas?

Muitas vezes os grupos se dividem porcaracterísticas físicas, ou estilo de fazer alguma coisa, como se vestir, por exemplo. Aqueles que se sentem sozinhos e querem estar em algum grupo são forçados a mudar para se adequar ao grupo e assim poder fazer parte dele.

04.5) Você já foi vítima de alguma pressão à semelhança do que se faz em caso de Bullying?

Felizmente, não.

05)Pesquise sobre CYBERBULLYING.

05.1) O que vem a ser?...
tracking img