Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os valentões estão por toda parte á espreita de um alvo ideal para agredir, manipular, dominar – nas famílias, nas empresas, nas escolas, nos mais diversos contextos sociais. O desejo de poder,aceitação e status social no grupo somado a ausência de limites, respeito, tolerância e empatia têm produzido em larga escala a violência contra determinadas pessoas ou grupos. No entanto, por falta deconhecimento ou precipitação, muitos estão relacionando tais comportamentos ao bullying, sejam atos de opressão e agressão, criticas sobre atuação de atletas, artistas e políticos, sejam problemasfamiliares, ambientais e estruturais.
Bullying não é isso que muitos insistem em divulgar. A generalização tem comprometido o entendimento do fenômeno e, por conseguinte, sua identificação, acompanhada deintervenção e procedimentos adequados.
Portanto, não se deve confundir com bullying a ação dos valentões no meio familiar, sendo esta tipificada como violência domestica ou intrafamiliar. O mesmoocorre em relação ao ambiente laboral, onde a ação dos valentões é tipificada como assédio moral. Ações agressivas ou violentas contra grupos específicos podem ser exemplificadas como xenofobia, homofobia,cristofobia, etc.
No ambiente escolar não é diferente. O termo bullying também vem sendo utilizado nas mais diversas situações que envolvem docentes e discentes. Não raro, é empregado em situações deindisciplina, conflitos, desacato ao professor, brincadeiras inconseqüentes ou inconvenientes, incivilidades, depredações e pichações de prédios e até mesmo quando determinados alunos são corrigidosou disciplinados pelos profissionais da escola.
Esse termo deve ser empregado para exemplificar comportamentos agressivos ou violentos entre pares, independentemente de estarem iniciando aescolaridade ou concluindo a universidade. A definição amplamente aceita diz que tal prática compreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por...
tracking img