Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Positivismo: uma primeira forma de pensamento social

O positivismo derivou do ``cientivismo´´, isto é, crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.
O positivismo reconheceu a existência de princípios reguladores do mundo físico e do mundo social
Essa filosofia social positivista se inspirava no método de investigaçãodas ciências da natureza, assim como procurava identificar na vida social as mesmas relações e princípios com os quais os cientistas explicavam a vida natural
A própria sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coisas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico. Por isso o positivismo foi chamado também de organicismo.

O darwinismosocial

A atuação dos europeus sobre os demais continentes foi intensa, no sentido de transformar suas formas tradicionais de vida e neles introduzir os valores do colonizador.
O colonialismo se assentava na justificativa de que a Europa tinha, diante dessas sociedades, a obrigação moral de civiliza-las, de retira-las do atraso em que viviam. Nesse sentido, entendia-se que o ápice dahumanidade – o mais alto grau de civilização a que o homem poderia chegar - seria a sociedade industrial européia do século XIX.
Com essa forma de pensar foi desenvolvida as idéias do cientista ingles Charles Darwin em respeito da evolução biológica das espécies animais. Para Darwin, as diversas espécies de seres vivos se transformam continuamente com a finalidade de se aperfeiçoar e garantir asobrevivência.
Tais idéias, transpostas para analise da sociedade, resultaram no darwinismo social, isto é o principio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estagio inferior para outro superior, em que o orgaismo social se mostraria mais evoluído, mais adaptado e mais complexo. Esse tipo de mudança garantiria asobrevivência dos organismos – sociedade e indivíduos - mais fortes e mais evoluídos.









Uma visão critica do darwinismo social – ontem e hoje








A sociologia de Durkheim

Em uma de suas obras fundamentais, as regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkeim definiu com clareza o objeto da sociologia – os fatos sociais.
Esses fatos sociais sedestiguiram em três características. São elas:

Coesão - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade - esta característica transmite o fato desses padrões de cultura serem "exteriores aos indivíduos", ou seja ao fato de virem do exterior e deserem independentes das suas consciências.
Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade.

A OBJETIVIDADE DO FATO SOCIAL
Toda teoria socioloica de Durkeim pretende demostrar que os fatos sociais tem existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada individuo em particular.
Durkheim procurou definir o método de conhecimento dasociologia. Para ele, toda explicação científica exige que o pesquisador mantenha uma certa distância e tenha neutralidade em relação aos fatos.
Seus valores e sentimentos pessoais poderão distorcer a realidade dos fatos.
O sociólogo deverá manter-se neutro ante ao fato observado.
Durkheim dizia que para haver um bom resultado, o sociólogo deveria encarar os fatos sociais como "coisas".
Com essavisão, pretendia garantir o sucesso das ciências exatas, bem como a definição da sociologia como ciência, acabando de vez com os "achismos", que interpretavam de maneira distorcida a realidade social.




Para identificar um fato social é necessário que o cientista saiba separar aqueles que apresentam características exteriores comuns, dentre os acontecimentos gerais e repetitivos.
Anomia...
tracking img