Bullying-

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TCC: Bullying
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A
Faculdade Interativa de Sumaré

ANITA FACCIONI JAQUETTO DE OLIVEIRA

O PROFESSOR DIANTE DO BULLYING: 
COMO PREVENIR E EDUCAR PARA A PAZ?


Monografia apresentada, como exigência parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia, na Faculdade Anhanguera de Sumaré, sob a orientação do Prof. Esp. Haroldo Ramos Teixeira




RESUMOOLIVEIRA, Anita Faccioni Jaquetto. O professor diante do bullying: como prevenir e educar para a paz?. 2010. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Faculdade Anhanguera de Sumaré, Anhanguera Educacional S.A., Sumaré, 2010.

Este Trabalho de Conclusão de Curso, busca esclarecer o fenômeno bullying e suas implicações no contexto escolar através de uma pesquisade abordagem qualitativa. O objetivo deste trabalho é esclarecer como se manifestam essas agressões dentro da escola e quais quais as medidas adotadas pelos professores como forma de prevenção e combate ao bullying. Nesta direção, as pesquisas bibliograficas defendem que o bullying é uma triste realidade e acarreta em inúmeros prejuizos à todos os envolvidos. Defende também que a melhor forma decombater o bullying é previnir, através da conscientização, dos envolvidos sobre as consequências desse fenômeno e de uma educação pautada no respeito, alteridade, solidariedade, diálogo, como prepração para o pleno exercício da cidadania. 
Palavras-chave: fenômeno bullying, escola, educação, violência escolar.




Introdução

No universo da Educação, um dos problemas que a muito vem sendodiscutido é a questão da violência escolar. Este tipo de conflito não é fato recente visto que sempre ocorreu no ambiente das escolas, mas antes as características da violência não eram tão percebidas ou tão evidenciadas como na atualidade, no que se referem às situações como agressões entre docentes e discentes, e violência dentro e fora do ambiente escolar. 
Na minha adolescência, não sópresenciei atitudes agressivas como também fui vítima de bullying. Muitas vezes, chorei sozinha pela sensação de impotência diante dos meus agressores, que, por causa de minhas características físicas diferentes, me humilhavam e ridicularizavam colocando apelidos pejorativos, que me feriam profundamente. Quando tomei coragem de contar o que estava acontecendo a uma professora, a resposta que recebi nãoresolveu o meu problema: “É só você não ligar!”. Como se fosse fácil assim.
Isso, infelizmente, me acarretou uma insegurança afetiva muito grande e mais tarde, um processo depressivo que, graças a Deus, foi superado com o apoio da minha família. Mesmo tendo superado esta fase da minha vida, este foi um assunto que sempre me incomodou, e essa experiência aliado ao sentimento de impotência diantedo bullying me instigaram a aprofundar os estudos sobre o tema.
O bullying se caracteriza por um conjunto de fenômenos que envolvem brincadeiras agressivas, como darem nomes ofensivos ou fazer piadas de mau gosto sobre o colega, perseguição contra determinados alunos, humilhação, depreciação, ridicularização, apelidos cruéis, falsas acusações e até mesmo agressões físicas, motivadas por pressãosocial, desigualdade ou preconceito. 
Alem das características próprias acima citadas, o principal fator que caracteriza o bullying são as conseqüências que essa violência pode trazer. O sofrimento a que estas vítimas são submetidas quase que diariamente causam mágoa, dor, angústia, podendo acarretar traumas e danos não só no panorama psíquico-afetivo das vítimas, mas também em relação àaprendizagem. 
Como o bullying tem sido encarado na realidade escolar? Qual o papel do professor diante desse problema? Suas atitudes em sala de aula podem acarretar situações de bullying? Ele tem consciência das conseqüências do bullying na vida das vítimas? Como o professor age nessas situações? As medidas adotadas são eficazes?
Todos os envolvidos no universo escolar sabem da existência do bullying...
tracking img