Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciência Política - Aula 03
¡ Obra de Referência: ANDRADA, Bonifácio de. Ciência Política Ciência do Poder. São Paulo: Editora LTr, 1998.
¡ Definição:
¡ Podemos definir a Ciência Política comoaquela que tem por objetivo o fenômeno do Poder e os respectivos processamentos para a realização dos valores comunitários, que são os que presidem e dominam a cultura do povo e da Nação a ser observada.¡ O objetivo da Ciência Política é, portanto o Poder, porém, não estático nem dominado por concepção abstrata. Mas o Poder como força política, representado por manifestação humana sob liderança,voltada sempre para os objetivos sociais e comunitários, como se fossem metas a serem alcançadas através de edificações humanas na existência objetiva.
¡ O objetivo da Ciência Política é autônomo, poisé claramente observável e identificável dentro da comunidade. O poder se localizará historicamente num homem, rei absoluto, imperador tirânico ou juiz, líder da comunidade.
¡ A idéia do Poder é semprevoltada para um empreendimento na busca de metas.
¡ Estado Moderno
¡ É o supremo e legal depositário da vontade social e fixa a situação de todas as outras organizações. Põe sob seu domínio todasas formas de atividade, cujo controle ele julgue conveniente.
¡ O Estado é a chave da abóbada social, modela a forma e a substância de miríades de vidas humanas, de cujo destino ele se encarrega.
¡ OEstado não se confunde, pois, nem com as sociedades em particular, nem com a Sociedade em geral. Os seus objetivos de todas as demais organizações. Para atingir essa finalidade, que pode ser resumidano conceito de bem público.
¡ AUTORIDADE X FORÇA
¡ Subentende-se e supõe-se que o Estado assim procede para realizar o bem público; por isso e para isso tem autoridade e dispõe de Poder, cujamanifestação concreta é a força.
¡ Autoridade e Poder são conceitos distintos. Autoridade é o direito de mandar e dirigir, de ser ouvido e obedecido; o poder é a força por meio da qual se obriga alguém...
tracking img