Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo


O presente trabalho tem como enfoque principal o bullying na escola – um problema mundial encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Cada vez mais ações de agressão e violência acontecem no ambiente escolar, o que acaba despertando nos educadores dúvidas eaflições quanto ao trabalho que desenvolvem em sala de aula.
Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo alertar os professores sobre a alta ocorrência da prática do bullying entre estudantes, conscientizando-os da importância de sua atuação na prevenção da problemática. Para a realização desse estudo utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica, gerada a partirdo encontro de diversas vertentes sobre o assunto, inclusive a literatura infanto-juvenil.
Conclui-se que a prevenção do bullying entre os estudantes constitui-se em uma necessária medida, capaz de possibilitar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, habilitando-os a uma convivência social, sadia e segura, além de promover um ambiente educacional mais eficiente eprazeroso em que a prática do conhecimento possa de fato ser efetivada.




Palavras chaves: Bullying, literatura infantil, estigmas















































Sumário

1. Considerações iniciais -----------------------------------------------------------------7
2. Conceito de bullying-------------------------------------------------------------------9
3. O bullying na literatura infanto-juvenil---------------------------------------------17
4. O racismo na literatura infanto-juvenil---------------------------------------------19
5. A temática homoafetiva na literatura infanto-juvenil-----------------------------24
6. Obesidade: motivo de exclusão e preconceito-------------------------------------28
7. Obullying na história da “Gata Borralheira”--------------------------------------31
8. Considerações finais------------------------------------------------------------------34
9. Refêrencias ----------------------------------------------------------------------------36
10. Anexos----------------------------------------------------------------------------------38Considerações iniciais



Neste trabalho abordamos as manifestações do fenômeno bullying dentro da literatura infanto-juvenil. O bullying, na atualidade, é um dos temas que vem despertando cada vez mais o interesse de profissionais na área de educação, em todo o mundo. É definido universalmente como um conjunto de atitudes agressivas,intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento, levando-os à exclusão, além de danos físicos, psíquicos, morais e materiais. Este fenômeno comportamental atinge a área mais preciosa, íntima e inviolável do ser, a sua alma, trazendo traumas no decorrer da vida.
A partir disso, propomos fazer uma interlocução entre bullying eliteratura, pois acreditamos que o trabalho com histórias infantis proporcionará uma reflexão crítica acerca do fenômeno, ajudando as crianças a se conhecerem melhor, aprendendo a se valorizar respeitando suas diferenças, assim como a dos demais.
Cremos que a principal ferramenta é a conscientização de que o problema existe. A partir do diagnóstico, da conscientização e da informação, podemosatuar de forma preventiva e apoiar os estudantes vítimas do bullying. Um dos mecanismos para a sensibilização dessa consciência é a literatura infanto-juvenil, pois a literatura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e afetivo de crianças e jovens, contribuindo para sua formação cultural e a participação crítica na sociedade.
A escolha desse tema além de ter...
tracking img