Budismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Budismo no Brasil tem características singulares. O país abriga a maior colônia estrangeira de japoneses e descendentes, e essa comunidade nipônica trouxe consigo uma variedade de sacerdotese instrutores budistas, em distribuição significativamente diferente da que existe no Japão. No entanto o budismo não é tão difundido entre descendentes de japoneses no Brasil que em sua maioriasão católicos. As escolas ligadas à Nitiren alcançaram enorme difusão, principalmente por ter como objetivo proporcionar o budismo para todas pessoas, sem restrições, como o: Budismo PrimordialHBS (Honmon Butsuryu-Shu) e inclusive a Soka Gakkai. O Budismo tradicional é representado principalmente pelas escolas tibetanas, pelo Soto Zen, Theravada e pelo Budismo Terra Pura. Não se podedeixar de mencionar também a enorme presença do Budismo Tibetano através de inúmeros centros das tradicionais escolas do Vajrayana.
Templo budista Zu Lai em Cotia, São Paulo.
Há umatendência popular a identificar influência budista em movimentos como a Perfect Liberty, a Igreja Messiânica e a Seicho-No-Ie. Essa impressão é equivocada - na verdade o que ocorre é que as escolasjaponesas do Budismo adquiriram características do xintô, da mesma forma que essas três religiões originadas no Japão.
O primeiro Templo de Padmasambava, construído da forma tradicional noOcidente, foi erguido no Khadro Ling em Três Coroas, Brasil, por Chagdud Tulku Rinpoche. Este prédio é uma réplica do Templo de Guru Rinpoche, o mestre que levou o budismo Vajrayana ao Tibete no séculooitavo.

Estupas no templo budista de Três Coroas
Há bastante atividade na Internet entre budistas brasileiros, com sites listas de discussões, e comunidades do Orkut dedicadas a esclarecerassuntos sobre o Darma e suas práticas.
Segundo dados do censo demográfico do IBGE, há no Brasil cerca de 200 mil praticantes do budismo. Em 1991 eram 236.408 budistas e em 2000 214.873.
tracking img