Budismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Voltar à história da Índia, para entendermos sua origem, sua criação, a base de toda a filosofia budista, conhecer um pouco da história de seu idealizador, Siddartha Gautama, quais foram os seus pensamentos que são utilizados nos dias de hoje, o seu contexto histórico, político, social, econômico e religioso presentes na época do nascimento budista, ainda na Índia. Conhecer seusprincípios, suas visões, suas verdades, os caminhos para o óctuplo, seus rituais, quais são as datas comemorativas budistas, compreender os seus livros sagrados, a sua visão em relação ao homem antigo e o de hoje, a hierarquia budista, as ramificações existentes no budismo, pois como em qualquer religião, as mudanças são necessárias de acordo com o ambiente, com a cultural, e esta preocupação emnão desrespeitar a origem de cada civilização, o coloca em 4° lugar das religiões com mais adeptos no mundo, incluindo o Brasil, como apresentado através do aspecto geográfico mundial, que nos proporciona uma visão do numero de seguidores budistas mundialmente, mostrando as características atuais e possibilitando uma perspectiva do número de adeptos nos próximos anos, esta é a proposta do trabalhoapresentado.


























O que é Budismo?


Buda é derivado do nome da árvore Bodhi, no qual Sakyamuni (Sidhart Gautama) sentou embaixo para dar partida da fundação da meditação e do budismo. Budismo portanto não é nada mais do que a observação de um homem para a natureza de todas as coisas que o cerca (seja o meio ambiente ou a natureza do homem) e aobservação da própria mente.
Em virtude disso, o budismo não contempla regras, nem pecados, nem dogmas complicadíssimos e inteligíveis. Como princípio fundamental o budismo prega que apenas compreendendo os fatos com o coração leva o homem à libertação do que considera ser sofrimento para sua própria vida.


A origem do Budismo


Por volta do século VI a.C, nasce no norte da Índia emKapilavastu , (atualmente Nepal) um príncipe chamada Siddhart Gautama.
Ele foi muito protegido pelos seus pais, após uma profecia feita por um senhor sábio que sempre dedicou sua vida a meditação. A profecia feita pelo senhor dizia que o menino seria “o grande entre os grandes, e será um poderoso rei ou um mestre espiritual”. Essa profecia não agradou muito seus pais e com medo de Siddhart não assumir olugar de rei, seus pais o superprotegeram.
Mas aos vinte e nove anos, Siddart teve quatro visões: o sofrimento da velhice, da doença, aa morte e um sadhu ( (Homem santo, eremita). Intrigado com suas visões, o príncipe Sinddart resolve conhecer o outro lado dos imensos muros que protegiam o castelo.
Ao chegar ao povoado, o príncipe entende suas visões, e decide muda de vida, buscando uma melhormaneira de lidar com o sofrimento.
Torna-se um grande líder espiritual, conhecido como Buda. Viajou por toda a Índia com seus discípulos, ensinado e divulgando seus princípios as pessoas, por mais de 45 anos, falecendo aos 80 anos de idade.
Atualmente o Budismo esta presente em quase todo o mundo; predominando é claro em Mongólia, oeste da China, sudeste da Ásia.


Fonte: www.miaf.org.br eWikipédia

Esta lista reúne as 10 religiões com mais adeptos no mundo:
1º. Cristianismo – 2.106.962.000 de adeptos
2º. Islamismo – 1.283.424.000
3º. Hinduísmo – 851.291.000
4º. Budismo – 468.440.000
5º. Religiões chinesas – 402.065.000
6º. Skihismo – 24.989.000
7º. Judaísmo – 14.990.000
8º. Espiritismo – 12.882.000
9º. Fé Bahá’í – 7.496.000
10º. Confucionismo – 6.447.000



Budismono Brasil


Hoje, o budismo conta com cerca de 468 milhões de seguidores em todo o mundo. Noventa e oito por cento dos budistas estão no continente asiático, mas o número de ocidentais convertidos tem crescido substancialmente. De acordo com dados do IBGE, no Brasil existem 250 mil budistas.
Com base nesses dados e com o intuito de beneficiar o maior números de pessoas possível, foi que o...
tracking img