Bsc recurcos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indice

1 – Introdução
2 - Conceito da Ferramenta Balanced Scorecad
3 - As Perspectivas do BSC
3-1 – A Perspectiva Financeira
3-2 – A Perspectiva dos Clientes
3-3 – A Perspectiva dos processos internos
3-4 – A Perspectiva da Aprendizagem e do Crescimento
4- Gestão Estratégicas dos Recursos Humanos
5- Gestão Estratégicas de Pessoas com Scorecard “HR Scorecard”
5-1-Domínio dasTécnicas e das Praticas de recursos Humanos
5-2-Domínio da Gestão de Mudanças
5-3-Domínio da Gestão da cultura Organizacional
5-4-Domínio da Credibilidade pessoal

Introdução
Com a implantação dos recursos da ferramenta Balanced Scorecard a Gestão de Recursos Humanos pode transformar se numa estratégia de organização contribuindo de uma forma ativa para consecução das metas e objetivos dasempresas. O Balanced Scorecard permite a tradução da visão e da estratégia das organizações num conjunto de medidas de desempenho, o que propicia clarificar a estratégia, comunicá-la e definir o caminho que se pretende seguir, proporcionando assim um melhor funcionamento destas.
Planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria aconsciência das oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e reduzir riscos.

Conceito da Ferramenta Balanced Scorecad
O Balanced Scorecard surgiu na década de 60, através de um estudo realizado por Kaplan e Norton com dezenas deempresas americanas, o qual tinha como objetivo demonstrar que os sistemas tradicionais de informação para a gestão, que normalmente se restringiam à medição dos resultados da organização exclusivamente em aspectos financeiros, estavam a reduzir a capacidade das empresas em criarem um valor econômico futuro. Foi desenvolvido como um instrumento de gestão destinado a “corrigir” a debilidade dossistemas tradicionais de gestão, mencionadas em seus estudos nos anos 90. Este sistema permite descrever as estratégias de criação de valor futuro das empresas, considerando os ativos tangíveis e intangíveis.
O Balanced Scorecard pode ser definido como uma ferramenta que traduz de maneira integrada e balanceada a visão e a estratégia da organização através da utilização de um mapa coerente com osobjetivos estratégicos organizados em diversas perspectivas (financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e do crescimento), sendo interligados numa relação de causa efeito. Destaca ainda o fato de o BSC promover o vínculo destes objetivos com os indicadores de desempenho, metas e planos de ação.
Inicialmente o BSC foi considerado apenas como um sistema de medição dedesempenho (Kaplan e Norton, 1992) mas, posteriormente as organizações passaram a implementá-lo como um instrumento de acompanhamento da estratégia da empresa,
elegendo indicadores com base na estratégia organizacional (Kaplan e Norton, 1993). Atualmente o BSC apresenta-se como um sistema de gestão estratégica para as organizações (Kaplan e Norton, 1996), sendo uma ferramenta de gestão que possibilitagerir a estratégia organizacional, clarificá-la e comunicá-la. (Kaplan e Norton, 2001a)
O BSC é um sistema que propicia à gestão da organização uma melhor compreensão do negócio e da estratégia, sendo complementar às medidas financeiras tradicionais, que avaliam o desempenho da mesma através de vários indicadores formando parte desse processo de gestão.
A implantação do Balanced Scorecard numaorganização possibilita melhorias nos processos estratégicos, através da construção das relações de causa-efeito entre os objetivos e os indicadores (Aguilá Batlori, 1998). Para Kaplan e Norton (2001a) os indicadores elaborados para um Scorecard devem apresentar uma cadeia de relações que possibilite traduzir a estratégia da empresa, onde a medição do desempenho equaciona e define a estratégia...
tracking img