Bsc - balanced score card

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIC VALUE ADDED - EVA

EVA, que em uma tradução literal significa Valor Econômico Adicionado, busca relacionar o resultado apurado pela organização à remuneração justa e esperada pelo investidor. Agrega-se inicialmente um breve histórico com intuito de enriquecer o entendimento acerca do tema.

Oliveira, Perez Junior e Silva (2002) relatam que o conceito de valor econômico agregado nãoé uma idéia tão nova quanto se pode pensar. Em meados de 1920 a General Motors Corporation já havia introduzido tal mecanismo de avaliação ao seu cenário corporativo.

Quanto ao fato de o EVA já existir, Young e O’Byrne (2003, p. 20-21) ressaltam que “as idéias por trás do EVA não são novas. [...] Mesmo assim, o EVA é uma inovação – importante, registre-se – uma vez que tornou a moderna teoriadas finanças mais acessível aos administradores corporativos [...]”. Entende-se que independente da era em que surgiu, o EVA é um importante indicador já integrado ao cenário administrativo.

Os autores Young e O’Byrne (2003, p. 20) abordam de forma concreta que:

´´O EVA mede a diferença, em termos monetários, entre o retorno sobre o capital de uma empresa e o custo desse capital. É,portanto, similar à mensuração contábil convencional do lucro, mas com uma importante diferença: o EVA considera o custo de todo o capital, enquanto o lucro líquido divulgado nas demonstrações financeiras da empresa considera apenas o custo do tipo mais visível de capital – os juros –, ignorando o custo do capital próprio. ``

Padoveze (2009, p. 571) destaca que “o conceito do EVA nada mais é do queuma aplicação do conceito de custo de oportunidade do capital e do conceito de manutenção do capital financeiro da empresa”. O autor explica a definição de custo 4
de oportunidade como sendo o lucro mínimo que os acionistas devem receber para justificar seu investimento (seu custo de oportunidade, a preço de mercado).

O custo de oportunidade relaciona-se com a remuneração distribuída aosacionistas, ou seja, ao investir determinado valor em ações espera-se que o retorno seja maior que o investimento em uma aplicação financeira, por exemplo. Se ao comparar as duas modalidades houver ágio das ações, cobriu-se o custo de oportunidade e realizou-se a criação de valor para o investidor, do contrário, houve destruição da riqueza investida (OLIVEIRA; PEREZ JUNIOR e SILVA, 2002).

Emsíntese, o EVA busca demonstrar o lucro “verdadeiro” da organização. Sendo a empresa um investimento, deve remunerar aquele que a capitalizou. Neste contexto, o EVA relata de forma simples se a organização está rendendo aquilo que se espera em relação a um investimento de igual risco, informação que o lucro contábil acaba por não repassar.

APURAÇÃO DO EVA

A respeito da apuração, Nascimento (1998,p. 179-180 apud MARTINS 2001, p. 246) define que o EVA é igual “ao lucro operacional líquido, menos o custo de oportunidade de todo o capital empregado, sendo esse custo de oportunidade definido como o retorno mínimo aceitável dos investimentos”.

Young e O’Byrne (2003) apresentam a fórmula funcional do EVA conforme vislumbra o Quadro 1:
EVA = (RONA - WACC) x Capital Investido
Quadro 1:Cálculo EVA
Fonte: Adaptado de Young e O’Byrne (2003)

Onde:
RONA = Return On Net Assets - Retorno Sobre os Ativos Líquidos (RSAL).
WACC = Weighted Average Cost of Capital - Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC).
Capital Investido = Soma do capital próprio com capital alheio.
Para facilitar o entendimento do cálculo sugerido pelos autores montou-se um passo a passo, conforme segue: 51) Encontrar o RSAL/RONA: o cálculo de tal variável é formado pela divisão do NOPAT pelo Ativo Líquido. Onde, NOPAT significa: Net Operating Profit After Tax (tradução: Lucro Operacional Líquido Após os Impostos) e pode também ser identificada pela sigla “LOLAI”. Wernke e Mendes (2010) explicam que no caso do NOPAT, este deve ser considerado como o lucro operacional da empresa, já deduzido...
tracking img