Bsc - balanced score card

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Balanced Score Card (BSC)
Acadêmicos:


* 1 - Quais os benefícios do BSC?

A metodologia deixa a estratégia tão transparente que cria uma unidade de todos os diretores em torno dela. Com BSC consegue-se dar foco e dizer o que é mais crítico. A metodologia garante que os recursos estão indo para o processo que realmente criarão valor para a empresa.
O BSC é um remédio para um mal queatinge muitas organizações: a dificuldade para fazer a estratégia chegar às áreas operacionais, o que acaba se traduzindo em problemas para tirar o planejamento do papel.
A tecnologia é uma engrenagem fundamental para colocar o BSC em movimento, mas não basta. BSC é uma metodologia ampla que envolve diversos componentes e mexe com a própria cultura de uma corporação. Justamente por ser tãocomplexa e envolver toda a estrutura empresarial, uma iniciativa desse calibre deve partir da alta direção e, se possível, do próprio presidente, sob risco de servir somente para encher os bolsos de consultorias e fornecedoras de software. Um projeto de BSC precisa nascer bem apadrinhado para vingar. Trata-se de uma iniciativa que, por definição, tem de ser top-down, ou seja, vir de cima.
No entanto,ao decidir levar a cabo uma estratégia desse tipo, cedo a presidência da companhia perceberá que a implantação precisa de indicadores, que nada mais são do que os dados da empresa. Esta é a hora em que o projeto de BSC bate à porta do departamento de tecnologia. E o executivo de informática deve estar pronto não apenas para escutar, mas para sugerir caminhos. O BSC oferece uma grande oportunidadepara que a empresa, seja do nível menor ao maior cargo gerenciador, participe diretamente das discussões estratégicas, afirma David Norton, um dos pais da metodologia.
A implantação do modelo de BSC deve ser norteado por cinco princípios. O primeiro deles é que a direção esteja comprometida a colocar os recursos da empresa a serviço da estratégia - afinal, os primeiros grandes usuários de BSC sãoos diretores, porque são os responsáveis pelos controles de governança da empresa.
Segundo, é fundamental traduzir a estratégia em objetivos bem delineados, que serão medidos por indicadores selecionados para isso. O terceiro princípio é desdobrar a estratégia pela empresa, não somente em áreas-fins, mas também para as áreas de suporte (contábil, financeira, TI, RH).

O quarto ponto é fazercom que cada funcionário contribua com ações e atitudes para a estratégia, o que pode ser feito inclusive com prêmios e bonificações. Isso significa levar a estratégia global para a prática diária de cada pessoa da empresa. O quinto e último ponto é orquestrar tudo isso para tornar a estratégia algo constante dentro da empresa.

*
1.1 - BSC um Mercado Verde

De 1992, quando o conceito foidesenvolvido, até por volta de 1996, a metodologia foi testada apenas em caráter experimental. Em 2001 BSC ganhou evidência e em 2002 já era possível listar muitos cases, mas poucos mereciam o apêndice de sucesso que sempre se tentou vender no mercado. A partir deste ano, espera-se que iniciativas consistentes tornem-se mais comuns.
Já existem alguns bons projetos de BSC no mercado brasileiro,como o da Petrobras. A estatal passou de setembro de 2001 a outubro de 2002 refinando uma sistemática de avaliação de desempenho e, paralelamente, estruturando a arquitetura de TI para isso. Hoje o sistema da Petrobras contempla 86 painéis, com cerca de 21 objetivos estratégicos cada e 1,5 indicador atrelado a cada objetivo, em média. A estrutura está em todo o lugar em que a empresa tem unidades denegócios, incluindo Cone Sul, países da África e EUA, além do território nacional.
Exceções à parte, a fase de projetos maduros como regra deve demorar mais alguns anos para se firmar. BSC ainda não decolou no Brasil. É um mercado que está verde. Consciência de BSC hoje todo mundo tem, diz Roberto Rinaldi Jr., sócio-diretor da ProBusiness, consultoria voltada para processos de negócios. Mas...
tracking img