Bryozoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


Filo Bryozoa

São Paulo
2010

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CENTRO DECIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


Filo Bryozoa

Trabalho sobre as principais caracteristicas do Filo Bryozoa referente a materia de Zoologia II.

São Paulo
2010Introdução

O filo Bryozoa (do grego bryon, musgo + zoon, animal), tambem conhecidos como Ectoprocta (do grego ektos, externo + proktos, ânus) pertence a um dos grupos de invertebrados maisdiversos, abundantes e complexos. São de pequeno porte e sensiveis. A nomenclatura Bryozoa é antiga, denominação que incluia também os Entoprocta. No entanto, devido ao fato de os entoproctos serempseudocelomados e possuírem o ânus localizado no interior da coroa de tentáculos, eles têm sido geralmente separados dos ectoproctos, os quais, à semelhança dos demais lofoforados, são eucelomados e possuemo ânus fora do círculo de tentáculos.Ocorrem desde o Ordoviciano até os dias atuais. Existem cerca de 3.500 espécies viventes e 1.500 fósseis descritas.

Bugula sp.

Ecologia

A maioria deespécies dos briozoários vivem em ambientes marinhos, embora existam aproximadamente 50 espécies que habitam água doce. Em seus habitats aquáticos, os bryozoarios podem ser encontrados em todos os tipos decarcaças duras: grãos de areia, rochas, conchas, madeira. Algumas colônias dos briozoários, entretanto, não crescem em substratos contínuos, mas dão forma a colônias sobre sedimento. Algumas espéciespodem ser encontradas em profundidades de 8.200 m (27,000 ft.), a maioria dos briozoários habitam águas rasas e são cesseis , mas algumas colônias podem rastejar, e alguns briozoários não coloniaisvivem e movem-se nos espaços entre grãos da areia.
Milhões dos indivíduos podem dar forma a uma colônia. As colônias variam de milímetros a quilômetros, mas os indivíduos que compõem as colônias são...
tracking img