Zoologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os entoproctos são invertebrados de tamanho reduzido, sésseis, na sua grande maioria marinhos. O corpo é formado por uma parte superior, o cálice, onde se encontra uma coroa de tentáculos ciliados, eum pedúnculo que sustenta este cálice. Nas formas solitárias, o pedúnculo se prende diretamente ao substrato, enquanto que nas formas coloniais formam-se estolões horizontais.
Entoproctos sãocomumente encontrados na região entremarés, mas algumas espécies já foram coletadas a profundidades de 500m. Os substratos utilizados para fixação são os mais diversos, incluindo rochas, algas, conchas,hidrozoários, corais, briozoários e tunicados.

As relações filogenéticas destes animais com outros grupos são bastante obscuras. Durante muito tempo foram incluídos, juntamente com ectoproctos, noFilo Bryozoa. No início deste século, verificou-se que seriam organismos não celomados, justificando sua separação em um Filo. Mais recentemente, levantou-se novamente a possibilidade de que entoproctosfossem bastante próximos a ectoproctos e que pudessem representar a condição ancestral destes (Brusca & Brusca, 1990).

Posição Sistemática

Reino: Animalia
Sub reino: Metazoa
Filo EntoproctaFamília Loxosomatidae
Família Loxokalypodidae
Família Pedicellinidae
Família Barentsiidae
Número de espécies
No mundo:150
No Brasil: 10
grego: = fora, proctos = ânus
Nomevernáculo entoprocto


Kamptozoa ou Entoprocta (do grego entos, dentro +proktos, ânus) é um filo constituído por pequenos animais aquáticos (0,5mm até 5mm).
São blastocelomados e seu ânus ficadentro do átrio, na coroa de tentáculos. Antes pensava-se que possuíssem um lofóforo, por isso eram colocados junto dos Bryozoa, atualmente suas relações filogenéticas permanecem incertas.
São animaisfiltradores: os seus tentáculos segregam um muco que apanha as partículas alimentares, movendo-as depois, através de cílios, em direção à boca. Possuem ocorpo dividido em haste e cálice, com uma...
tracking img