Bruna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean-Jacques Rousseau:
Jean-Jacques Rousseau é conhecido como o primeiro filósofo do Romantismo, foi também um importante teórico político, escritor e compositor autodidata. É considerado um dosprincipais filósofos do Iluminismo.
Ele nasceu em Genebra, na Suiça, em 28 de junho de 1712 e faleceu em Ermenonville, nordeste de Paris em 2 de julho de 1778. Foi filho de Isaac Rousseau, relojoeiro deprofissão, e de Suzanne Bernard, filha de um pastor de Genebra. Sua mãe faleceu poucos dias depois de seu nascimento. Rousseau tinha também um irmão, François, sete anos mais velho que ele.Considera-se que o fato de sua mãe ter morrido poucos dias depois de seu nascimento, em consequência do parto, tenha marcado Rousseau desde criança.
Na adolescência, foi estudar numa rígida escola religiosasendo aluno do pastor Lambercier. Gostava de passear pelos campos. Em certa ocasião, encontrando os portões da cidade fechados, quando voltava de uma de suas saídas, optou por fugir e vagar pelo mundo.Ao fugir acaba indo parar na casa de uma madame rica, tornado-se seu amante, e sob seus cuidados, começou a desenvolver o interesse pela música e filosofia.
Os grandes princípios da filosofia deRousseau estão basicamente descritas no seu livro "discurso sobre a origem e fundamentos da desigualdade entre homens". Ele defende que a natureza humana é um equilíbrio perfeito entre o que se quer e oque se tem. O homem natural é um ser de sensações, somente. O homem no estado de natureza deseja somente aquilo que o rodeia, porque ele não pensa e, portanto, é desprovido da imaginação necessáriapara desenvolver um desejo que ele não percebe. Estas são as únicas coisas que ele poderia "representar". Então, os desejos do homem no estado de natureza são os desejos de seu corpo. Seus desejos nãopassam de suas necessidades físicas, os únicos bens que ele conhece no universo são a alimentação, uma fêmea e o repouso.
Politicamente, Rousseau expõe suas ideias na obra “Contrato Social, livro...
tracking img