Brinquedoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 85 (21137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BRINQUEDOTECA: ESPAÇO DE INTERAÇÃO E INTERVENÇAO PEDAGÓGICA/2013


Brincar e desenhar são atividades fundamentais da criança. Ela brinca e desenha na rua, em casa, na escola. Pela brincadeira e pelo desenho , ela fala, pensa, elabora sentidos para o mundo, para as coisas, para as relações.
Pela brincadeira, objetos e movimentos são transformados. As relações sociais em que a criança estáimersa são elaboradas, revividas, compreendidas. Brincando de casinha, de médico, de escolinha, de roda, de amarelinha, de bolinhas de gude ou de pião, a criança se relaciona com seus companheiros, e com eles, num movimento partilhado dá sentido às coisas da vida.
Você já ouviu falar das brinquedotecas? São espaços especiais onde às crianças brincam livremente e recebem o carinho, dedicação eapoio de profissionais. Lá existem muitos brinquedos e jogos educativos para que os pequenos aproveitem bastante.

































Cantinho da Leitura

A literatura infantil é importante para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança, pois, nas histórias, ela desenvolve a imaginação e os sentimentos de maneira prazerosa.
O hábito daleitura pode ser cultivado desde cedo, antes mesmo de a criança aprender a ler. “A primeira forma de leitura é a imagem ou de figuras”, para tornar o canto das histórias aconchegante, espalhamos tapete, almofadas, mesas e estante a altura que as crianças possam escolher o livro que quiser.



































Cantinho do faz-de-conta:

Cada tipo debrincadeira tem sua importância. "O faz-de-conta estimula a criança a lidar com muitas questões, pois ela comanda a história". As brincadeiras de casinha ajudam no aprendizado dos papéis familiares, as de médico e professor estabelecem a importância das profissões. Já andar de bicicleta ajuda a desenvolver o senso de orientação espacial e a coordenação motora. Quando brincam em grupo, ascrianças aprendem a pedir emprestado e a respeitar os outros, por exemplo. A importância dos espaços de brincadeira para dar oportunidade de a criança "mergulhar" em seu brinquedo sem cobrança de desempenho e sem adulto para atrapalhar, alimentar a inteligência e a criatividade da criança com a brincadeira é tão importante quanto alimentar o corpo com comida.
Durante a brincadeira, é possível observar acapacidade de memorização da criança, suas ansiedades e medos, sua forma de lidar com o erro, seu nível de atenção, coordenação e equilíbrio nas atividades. “As crianças dizem muito enquanto brincam”. Até as dificuldades e facilidades de aprendizado da criança podem aparecer enquanto ela brinca!























Cantinho da Sucatoteca:

A viagem pela história dosbrinquedos nos permite percorrer culturas, estilos, modos de vida, regras sociais, uso de materiais e ferramentas, relações pessoais. É uma história recheada de curiosidades, inventores criativos, brinquedos que fazem sucesso e fábricas que lutam para se aperfeiçoar.
Originalmente, os brinquedos de todos os povos são originários da indústria doméstica, daquela que se constituía em pequena escalae atendia às necessidades particulares. Uma indústria que não acabou e que até hoje se desenvolve é a dos brinquedos artesanais.
Outra coisa legal é que os brinquedos oferecem possibilidades de experiências variadas, dependendo do material de que forem fabricados: madeira, espuma, ferro, pano ou vinil, da forma ou do desenho, bonecas, bebês ou adultas; do aspecto tátil (relativo ao toque, aotato) – bichos de pelúcia ou de borracha; da cor, panelinhas cor-de-rosa ou pretas; do cheiro e dos sons que por ventura emitem.
























Cantinho dos jogos:


Cantinho dos Jogos:
Os Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA, cortiça, cartolina ou até mesmo os de madeira e borracha também devem estar ao alcance dos pequenos em um "cantinho" especial....
tracking img