Brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A brincadeira é basicamente um mecanismo utilizado pelas crianças a fim de entreter-se, socializar-se e aprender.
Ao decorrer da brincadeira a criança não só desenvolve seus processos motores comotambém aprende, principalmente, a interagir com a sociedade, por meio do contato e da interação com outras crianças e adultos.
Desde bebê, a criança já brinca e está em constante interação com osadultos. Por meio de muitas descobertas, ela vai aos poucos despertando seus sentidos, descobrindo e reconhecendo o mundo ao seu redor. Assim, por meio do contato com esse mundo, todo o espaço que acerca é fonte de aprendizagem. (CARDOSO, 2009, p.17).
O brincar ajuda não somente nas questões sociais como também os processos cognitivos (criatividade, imaginação), além de contribuir para a formaçãode sua personalidade.
Há algumas décadas, as brincadeiras eram essencialmente coletivas e os brinquedos eram, em sua maioria, confeccionados em casa pelos pais de forma artesanal, como por exemplo,bonecas de pano, cavalos, trens e carrinhos de madeiras. Dentre as principais atividades coletivas estavam as brincadeiras de rua, onde as crianças aprendiam a conviver e a respeitar o próximo.Atualmente, devido a tecnologia e a violência as crianças passaram a brincar individualmente dentro de casa com jogos eletrônicos tanto pelo fato do avanço tecnológico quanto pelo temor dos pais em relaçãoà falta de segurança fora do meio familiar.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Comparar as brincadeiras de antigamente com as atuais torna-se inevitável para exemplificar as principais mudanças ocorridasna sociedade e que afetam diretamente o desenvolvimento comportamental das crianças.
Nos tempos passados e atuais as crianças continuam esperando ansiosamente a hora do recreio. No entanto era comumver os recreios serem aproveitados para de brincar de roda, cantar, já hoje os contextos são pobres e não favorecem as atividades lúdicas. Isto é reflexo da própria estrutura das escolas que...
tracking img