Importanca do fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA COMO UM INSTRUMENTO DE GESTÃO FINANCEIRA NAS SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Alexandre Costa Quintana1 Valter Saurin2

Resumo Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar se efetivamente a Demonstração do Fluxo de Caixa está sendo utilizada como um instrumento de gestão financeira, pelassociedades anônimas de capital aberto do Estado do Rio Grande do Sul. Em termos metodológicos, elaborou-se um questionário que procurou atender aos objetivos da pesquisa e foi enviado às sociedades anônimas de capital aberto do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, realizou-se uma análise documental nos demonstrativos contábeis e financeiros dessas sociedades. A partir dos dados dos questionários,foi feita uma análise, pela qual se concluiu que a Demonstração do Fluxo de Caixa está sendo utilizada como um instrumento de gestão financeira por um número reduzido de sociedades anônimas de capital aberto do Estado do Rio Grande do Sul. Concluiu-se, ainda, que tal Demonstração tem sido mais usada como um demonstrativo complementar e que, em alguns momentos, ela traz contribuição para a gestão.Palavras-chave: Demonstração do Fluxo de Caixa. Gestão Financeira. Demonstrações Contábeis.

1 INTRODUÇÃO No início da década de 1980, os órgãos internacionais de regulamentação contábil iniciaram estudos para introduzir a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)
1

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Instituto de Ciências Econômicas,Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Endereço: Rua Chefe Carlos Araújo, 166, Cassino, Rio Grande, RS, CEP 96206-210. E-mail: quintana@vetorial.net. 2 Doutor em Administração de Empresas pela EASP/FGV. Professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Endereço: Campus da Trindade – CSE CAD SALA 221, CEP: 80090-970,Florianópolis, SC. E-mail: vasaurin@mbox1.ufsc.br. Artigo recebido em: 10/04/2006. Aceito em: 04/03/2008. Membro do Corpo Editorial Científico responsável pelo processo editorial: Gilberto de Oliveira Moritz.

Revista de Ciências da Administração • v. 10, n. 22, p. 55-79, set./dez. 2008

55

Alexandre Costa Quintana • Valter Saurin

em substituição à Demonstração de Origens e Aplicações deRecursos (DOAR) nos demonstrativos contábeis. O primeiro país a oficializar essa substituição foi o Canadá, em setembro de 1985. Em outros países, a DFC também foi oficializada como, por exemplo, nos Estados Unidos, em novembro de 1987 e no Reino Unido, em 1991. No entanto, na França e na Alemanha existe a recomendação de publicação dos dois demonstrativos (LUSTOSA, 1997). No Brasil, o Projeto de Leinº 3.741, que tramita na Câmara dos Deputados, determina a substituição citada no parágrafo anterior, pois a DFC vem sendo tratada como um importante instrumento no processo de gestão financeira. Diante do exposto, o problema de pesquisa foi: “A Demonstração do Fluxo de Caixa está sendo utilizada como um instrumento de gestão financeira pelas sociedades anônimas de capital aberto do Estado do RioGrande do Sul?” O objetivo geral deste estudo foi analisar se efetivamente a Demonstração do Fluxo de Caixa está sendo utilizada como um instrumento de gestão financeira pelas sociedades anônimas de capital aberto do Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos foram: a) Identificar se as empresas elaboram a Demonstração do Fluxo de Caixa como um instrumento para tomada de decisão interna ouapenas para divulgação externa. b) Verificar quais os tipos de decisões tomadas pelos administradores das empresas, em função da utilização da Demonstração do Fluxo de Caixa. c) Verificar se a Demonstração do Fluxo de Caixa é elaborada pelo método direto ou pelo indireto. d) Verificar se as empresas utilizam medidas de desempenho para analisar sua Demonstração do Fluxo de Caixa. e) No caso das...
tracking img