Brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO: RESGATANDO AS BRINCADEIRAS ANTIGAS E APRENDENDO COM PRAZER 
 
1.         Título do Projeto: Resgatando as brincadeiras antigas, aprendendo com prazer.
  2.         Público-Alvo:1º ano                             
  3.         Justificativa:
Sabemos que o computador, a internet, o vídeo game, a televisão entre outros recursos tecnológicos estão tomando conta de nossas crianças eassim as brincadeiras e os brinquedos antigos, estão sendo esquecidos.
Por isso, é fundamental que a escola resgate as brincadeiras antigas, pois ela é fonte de estímulos ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, uma forma de auto-expressão que ajuda a conhecer o outro e a conviver em sociedade, sendo um espaço de troca de culturas, vivências e experiências, que valorize oconhecimento trazido por cada educando.
Diante disso, a pedagoga Hauenschild ressalta que: “As brincadeiras servem como instrumento de estruturação do indivíduo. Elas  não trabalham apenas uma capacidade, mas várias, como percepção motora, equilíbrio e orientação espacial”, o que é de suma importância para o desenvolvimento do aluno.
Dessa forma, segundo Kishimoto (2002) “se desejamos formar serescriativos, críticos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos é o enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos, lendas, brinquedos e brincadeiras”, e, é nesse sentido que desenvolverei este projeto, com intuito de resgatar as brincadeiras antigas e com as mesmas desenvolver um ensino-aprendizagem instigante, que desperte o prazer em aprender, fazendo da sala de aula um espaçocultural, de troca de conhecimento e de oportunidade a todos, na qual, a família perceba a importância de colaborar para manter as tradições antigas do ato de brincar que é tão importante para o aprendizado de seus filhos
 
  5.         Objetivo Geral:
Oportunizar uma reflexão sobre a importância de conhecer e manter as brincadeiras antigas, construindo atitudes que influenciem a família de como oato de brincar é importante para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo da criança, proporcionando um ensino-aprendizado prazeroso.
 
  6.         Objetivos Específicos:
·      Vivenciar momentos que possibilitem o conhecimento das brincadeiras e dos brinquedos antigos, resgatando a cultura popular;
·      Identificar as brincadeiras antigas, entendendo sua finalidade evalorizando-a.
·      Relacionar as brincadeiras antigas com os conteúdos curriculares, facilitando e estimulando o ensino-aprendizagem.
·      Propor exposições de brincadeiras realizadas na época de criança dos familiares dos educandos e da comunidade escolar.
·      Desenvolver a oralidade, a escrita e o raciocínio lógico-matemático através das brincadeiras.
 
  7.         Conteúdos a serem abordadosno Projeto:
Os conteúdos a serem desenvolvidos no projeto serão: expressão plástica e oral; Coordenação motora; o alfabeto: vogais e consoantes; sílabas simples; substantivos: próprio e comum; adjetivos; letra maiúscula e minúscula; números e quantidades; números pares e ímpares / sucessor e antecessor dos números; noção de espaço / tempo e de adição / subtração; brincadeiras e jogos antigos;respeito mútuo e às diversidades culturais; A importância da água para a saúde.
 
  8.         Cronograma de Ação: Metodologia e Recursos:
15/10/2012 – Roda de conversa, anotação dos nomes das brincadeiras, músicas e jogos antigos que os alunos conheçam e execução de algumas, trabalhar números contando as mesmas. Recursos: caderno, lápis, borracha.
16/10/2012 – Realizaremos uma pesquisa compais, professores e alunos de outras turmas, para produção de cartaz contendo nomes e ilustrações das brincadeiras, jogos e músicas e com o mesmo explorar substantivos próprios e comuns, letra maiúscula e minúscula. Recursos: lápis, lápis de cor, borracha, caderno, folha sulfite, cartolina, cola, tesoura, revistas, figuras impressas, computador, impressora e tinta.
17/102012 – Será realizado as...
tracking img