Brincadeiras antigas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESGATE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS
Trazendo a cultura popular para nossos pequenos



Cinara da Silva Martins

Professora – Tutora: Karin Sewald Vieira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 0088) – Modulo 2

21/05/2011





RESUMO

O trabalho traz a importância do brincar. As brincadeiras e os brinquedos auxiliando no desenvolvimento da criança emseus vários aspectos, ocupando um importante papel dentro do mundo infantil. Mostra os benefícios que as brincadeiras do tempo de nossos avós e pais podem trazer as crianças. Também é importante destacar, as brincadeiras atuais e o que elas vêm proporcionando as nossas crianças. Brincadeiras essas, que na maioria das vezes são acompanhadas de brinquedos eletrônicos. Por isso, é preciso desenvolverprojetos com resgate de brincadeiras antigas e também envolvendo as famílias nesse processo, só assim é possível uma reflexão e conscientização da importância do brincar, desse brincar saudável que podemos resgatar junto às brincadeiras antigas, valorizando o lúdico nas práticas cotidianas, tanto no contexto escolar como no familiar. Sendo assim, as famílias junto com a escola devem procurartrabalhar da melhor maneira possível trazendo o lado bom da tecnologia e ao mesmo tempo cultivando a cultura popular através das brincadeiras antigas.



Palavras chave: Brincadeira. Cultura. Infância.

1.INTRODUÇÃO




Falar no resgate de brincadeiras, em época onde a cultura popular perde espaço para a era da informática pode parecer antiquado ou no mínimo curioso. Mas com objetivo decriar atividades pedagógicas que estimulem a aprendizagem de forma criativa e prazerosa para a criança, nada melhor do que trabalhar com as cantigas de roda, brincadeiras antigas, parlendas, crendices, acalantos entre outros.

Antigamente não existiam muitos brinquedos, nem a tecnologia de hoje. Portanto, as crianças criavam seus próprios brinquedos com madeiras, latinhas e sucatas do seucotidiano. Os brinquedos industrializados da época eram simples, como bolinha de gude, pião, corda, boneca, carrinho de madeiras, entre outros da categoria. Todos esses brinquedos que faziam parte do seu cotidiano estimulavam a criatividade da criança, pois elas criavam e recriavam a todo o momento.

As brincadeiras ao ar livre onde se divertiam horas e horas por dia,desenvolviam sua coordenação motora e agilidade. Já as brincadeiras e cantigas de roda que passam de geração para geração cultivam a cultura popular. Toda a brincadeira na educação infantil é de grande importância no desenvolvimento da criança.

Nos dias atuais, a maioria das crianças nem se quer deve saber o que são essas brincadeiras antigas que fazem parte da cultura popular. A tecnologiatransformou o mundo das crianças, trazendo brinquedos que não exigem a criatividade. Hoje as crianças passam a maior parte do tempo em frente à televisão, computador ou com brinquedos eletrônicos que não exige esforço nenhum. Brinquedos eletrônicos fazem com que a criança brinque sozinha, não havendo uma socialização e troca de experiência entre outras crianças.

A criança de hoje tem suainfância dentro das escolas e muitas delas em período integral, devido às necessidades dos pais e a transformações do seu cotidiano, numa sociedade muito diferente de antigamente. E a maioria das crianças quando não estão na escola, estão dentro de apartamentos. Os pais não têm tempo de brincar com seus filhos e quando tem tempo querem descansar. São poucas as famílias que conseguem organizar-se paracurtir a infância das crianças. Onde os brinquedos eletrônicos tomam conta da infância, muitas vezes facilitando a vida das famílias. E as brincadeiras antigas e ao ar livre caem no esquecimento.

2. RESGATE DE BRINCADEIRAS ANTIGAS

2.1 A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR

O brincar é essencial na vida de uma criança. Toda criança tem esse direito. Ao brincar ela elabora os seus sentimentos, tanto...
tracking img