Breve resumo da sociologia compreensiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Camila Herrmann | Fabio Schmitz | Johannes Richter | Raiami Muller
SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
O método compreensivo considera o universo do valores e das intenções dos indivíduos, diferentemente do método experimental, que só observa os fatos. Este método se apresenta contrário ao Funcionalismo, apresentando fragilidades e provocando discussão sobre a diversidade.
CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO:
MaxWeber, o principal autor desse método, propõe que a ordem social não tem que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles. Compreender, e não explicar, a realidade;
Contrária ao Funcionalismo, que diz que a sociedade faz o indivíduo. A ideia é que o indivíduo faz a sociedade.
Visa compreender as relações sociais, onde o indivíduo e suas ações criam a sociedade.
Parao principal autor do método, o pesquisador trabalha de forma a não interferir no objeto estudado, observando-o sempre de fora.
As ciências naturais procuram explicar as relações causais entre os fenômenos, enquanto que as ciências humanas precisam compreender processos da experiência humana que são vivos, mutáveis, que precisam ser interpretados para que se extraia deles o seu sentido.
Weberdistingue quatro tipos de ação social que orientam o sujeito:
• a ação racional com relação a um objetivo (Zweckrational), como, por exemplo, a de um engenheiro que constrói uma estrada, onde a racionalidade é medida pelos conhecimentos técnicos do indivíduo visando alcançar uma meta.
• a ação racional com relação a um valor (Wertrational), como um indivíduo que prefere morrer aabandonar determinada atitude, onde o que se busca não é um resultado externo ao sujeito mas a fidelidade a uma convicção.
• a ação afetiva, que é aquela definida pela reação emocional do sujeito quando submetido a determinadas circunstâncias.
• a ação tradicional que é motivada pelos costumes, tradições, hábitos, crenças, quando o indivíduo age movido pela obediência a hábitosfortemente enraizados em sua vida.
PRINCIPAIS AUTORES DO MÉTODO:
Maximilian Karl Emil Weber - (Erfurt, 21 de Abril de 1864 - Munique, 14 de Junho de 1920)Jurista, economista e considerado um dos fundadores da sociologia.
Weber é o principal representante da Sociologia alemã e questionador dos modos positivistas de formulação de leis sociais, tema que rendeu acirrados debates à sua época. Defendiaa idéia de que uma Ciência Social não poderia reduzir a realidade empírica à leis, pois tanto na escolha do tema a ser trabalhado quanto na explicação do acontecimento concreto, o cientista se vale de diversos fatores ligados à realidade dos fatos assim como a seus próprios valores, para dar sentido à realidade particular.
Entretanto, se faz necessário o uso de uma metodologia de estudo, e ométodo proposto por weber baseia-se no estado de desenvolvimento dos conhecimentos, nas estruturas conceituais de que se dispõe e nas normas de pensamentos vigentes, o que irá permitir a obtenção de resultados válidos não apenas para si próprio.
CITAÇÕES:
É preciso não darmos a tudo isso uma falsa interpretação no sentido de considerarmos que a autêntica tarefa das ciências sociais consiste numaperpétua caça a novos pontos de vista e construções conceituais. Pelo contrário, convém insistir mais do que nunca sobre o seguinte: servir o conhecimento da significação cultural de complexos históricos e concretos constitui o único fim último e exclusivo ao qual, juntamente com os outros meios, está também dedicado o trabalho da construção e crítica de conceitos.




(WEBER, 2004, p. 126-127).(...) a história das ciências da vida social é e continuará a ser uma alternância constante entre a tentativa de ordenar teoricamente os fatos mediante uma construção de conceitos, a decomposição dos quadros mentais assim obtidos, devido a uma ampliação e deslocamento do horizonte científico, e a construção de novos conceitos sobre a base assim modificada. Nisto de modo algum se expressa o...
tracking img