Breve historico da geografia cultural renovada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Breve histórico da geografia cultural renovada

A gama de conceitos atribuídos a cultura, no que antecede à sua renovação, isso no âmbito da ciência, nos chamou a atenção. Atenção essa que nos remete ao exercício de busca pelo entendimento do termo cultura. Alfred Kroeber grande nome da antropologia americana, interpretou a cultura como “uma força externa” que paira sob os indivíduos. Um poucomais tarde vieram as criticas a esse conceito atribuído por Kroeber.
Duncan (1980) foi um dos autores que “novo” conceito. Rejeitou a internalização da cultura nos indivíduos, a homogeneidade e a estabilidade dos grupos humanos são também descartadas. Berque (1981), Kofman (1981) e Jackson (1989), são nomes que merecem destaque no processo de renovação da geografia cultural.
De modo breve, estetexto faz um curto exposto do caminho trilhado por este ramo da ciência geográfica, relacionando sempre, claro, com a geografia urbana. Pois dentreas dimensões que se interpenetram, fazendo do urbano um campo atraente para diversas disciplinas de natureza humanísticas como: Filosofia, Sociologia, Historia entre outras; acreditamos ser a cultural a base para o entendimento do complexo processo deurbanização de um determinado município.
Ate 1960 as relações entre os dois ramos ou seja, cultural e urbano foram marcados por desinteresse de ambos os lados. Os geógrafos da Escola de Berkeley priorizaram uma linha de estudo antiurbana, focam o rural e sociedade primitivas.

Geografia Urbana

A este ramo, afirma Corrêa ( ) :

O urbano poder analisado segundo diversas dimensõesque se interpenetram. A dimensão cultural é uma delas e por seu intermédio amplia-se a compreensão da sociedade em termos econômicos, sociais e políticos, assim como se tornam inteligíveis as espacialidades e temporalidades expressas na cidade, na rede urbana e no processo de urbanização.

E o verdadeiro intuito desse artigo é unir esses dois ramos da ciência geográfica em prol do entendimento doque acontece com o município de Pirapora em MG e o Distrito da Barra do Guaicui também no mesmo Estado; em relação ao desenvolvimento do município e a participação do Distrito nesse processo. De acordo com esse autor, a dimensão cultural amplia as possibilidades de compreensão dos fatos econômicos, sociais e políticos, tudo que precisamos para a realização desse trabalho. Tendo como pano de fundoa escala urbana, pois o “norte” para se entender todo o processo de urbanização que se vive uma dada sociedade, essa escala em união À leitura da paisagem, se faz imprescindível.

Paisagem (urbana)

Segundo Correa (1992), a paisagem constitui-se em importante temática, tendo atraído a atenção de geógrafos. E aí, de acordo com este autor, acreditamos no real potencial dessa temática napermissão das múltiplas leituras de diversos contextos que envolvem as sociedades.
A essência da paisagem é constituída em “parte do conjunto compartilhado de idéias, memórias e sentimentos que une uma população”.(Correa, 1992, apud, Meining, 1979, p)
A união dessas duas localidades estão sendo estudada neste artigo com base na geografia urbana e adotando a geografia cultural como ferramenta primordialpara o estudo desse processo de urbanização que envolve o Distrito de Guaicuí e o município de Pirapora-MG. Essa temática que é a paisagem nos oferece inúmeras possibilidades para o andamento do trabalho.

Procura por Serviços
O município de Pirapora apresenta uma diversidade significativa nos seus serviços. E o Distrito de Guaicuí se beneficia com essa oferta. Educação, saúde e lazer sãoprioridades para a qualidade de vida de um indivíduo, e conseqüentemente a do meio em que este vive. E a busca por esses serviços, por parte desse Distrito, uma vez que o mesmo somente anseia por todos um dia em seu próprio território, se faz necessário.
Sabemos, a partir de análise, que um Distrito geralmente se aprsenta conforme foi citado no parágrafo anterior, ou seja, desprovido de alguns...
tracking img