Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AMRTV

Ronaldo Mathias Realidades Soc. e Politica Brasileira

Resenha dos Capítulos 1,2 e 3 do livro “HISTORIA CONCISA DO BRASIL”, autor, BORIS FAUSTO.




O BRASIL COLONIAL (1500-1822)

No inicio do século XV, Portugal após a consolidação da monarquia, depois da “revolta do povo miúdo” a centralização do poder, a busca por recursos como ouro,especiarias e escravos pra fortalecer a monarquia, a necessidade do comércio pelos burgueses que apoiaram a monarquia e a repressão sofrida pelos fidalgos, fizeram da expansão marítima, um projeto nacional. Isso se deu graças à tecnologia de instrumentos de navegação e capacidade de produzir embarcações e conhecimento de longas navegações que Portugal havia conhecimento. Isso tudo motivado, por buscade novos povos, paraísos, além de recursos naturais e especiarias, muito usadas na época, para temperar os alimentos que sem conservação apodreciam. O estado era absolutista e esta surgindo uma nova ideologia a do “bem comum” que justificava o poder do rei, que com o surgimento de uma administração colonial, formado por um grupo escolhido pelo rei, essa administração enfraqueceu o poder do rei. Osurgimento da sociedade colonial é baseado no principio da exclusão, onde os cristãos novos, negros, são impuros de sangue não podendo receber títulos e nem ocupar cargos de prestigio, que foi mudado coma criação em 1773 da Carta-Lei, que acaba com a distinção dos cristãos em novos e velhos. O primeiro centro urbano de colonização foi no Nordeste, onde estavam concentradas as atividadeseconômicas, como produção açucareira e a construção de engenhos, já o sul era a periferia, mesmo urbanizado, mas sem vínculos com a economia exportadora. Os maiores centros açucareiros da colônia, foram a Bahia e Pernambuco, devido sua localização próximo aos centros de exportação europeia e aos portos de escoamentos da produção.

O BRASIL MONARQUICO (1822-1889)
A consolidação da independênciaocorreu em pouco tempo, os EUA já já reconheciam a independência do Brasil em 1824, e também devido a interesses financeiros e políticos já eram reconhecidas pela Inglaterra também. Após a falsa independência, o objetivo era construir um estado nacional e garantir a unidade, estavam em busca de uma constituição, que foi criada em 1824, dando direitos a todos os indivíduos inclusive escravos. Com adivulgação das ideias republicanas, as revoluções ganham força no Brasil, tendo inicio em 1824, em Pernambuco com Frei Caneca, líder popular que seria fuzilado futuramente. Devido a uma revolta contra o império, o enfraquecimento de o apoio militar e as ideias republicanas havia a necessidade de um rei nascido no Brasil, Dom Pedro II, filho de D. Pedro I, que foi pra Europa em busca de novasconquistas e deixou o filho no trono, que só seria ocupado uma década depois após a sua maioridade, enquanto isso o sistema de governo foi chamado de Regência, onde uma pessoa a escolha do imperador regeria o pais. Devido a todas as revoltas foi criado a força Nacional, enquanto as revoltas se multiplicavam por todo o país, sendo elas, revolta dos cabanos, farrapos, canudos, espalhadas de norte a suldo país. Em 1850, foi o ano da extinção do trafico de escravos, inicio das leis de Terras e a centralização da Guarda Nacional e da aprovação do código comercial, que favorecia a exportação do café e o inicio das estradas férreas inglesas no pais, para escoar a produção nacional. No ano de 1880, foram aprovadas as eleições diretas. Houve também nesse período a Guerra do Paraguai, e futuramente coma iniciativa do exercito, uma força militar muito bem estabelecida, houve o fim da monarquia, que seria substituída com o apoio dos burgueses cafeeiros pela Republica.

A PRIMEIRA REPUBLICA (1889- 1930)
A proclamação da republica em 1891, foi bem vista pelos EUA e teve algumas restrições na Inglaterra, o primeiro ano da republica foi marcado pela especulação financeira devido a...
tracking img