Brasil sulino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS BRASIS SULISTAS:
A expansão dos paulistas que atingiu a região sulina somou-se a outras influencias para gerar os sulinos. A sua principal característica é a heterogeneidade cultural. São eles: 1) os lavradores matutos de origem açoriana que ocupa a faixa litorânea do Paraná para o sul; 2) os gaúchos da zona de campos da fronteira rio-platense e bolsões pastoris de SC e PR; 3) os gringosdescendentes de imigrantes que ocupam uma faixa central avançando sobre as outras. A sua coexistência e interação opera no sentido de homogeneizá-los, enquanto a distancia de seus sistemas de produção opera para fixar suas diferenças. O sul surge graças às missões espanholas, de inspiração antigentílica. Isso atraia aos núcleos milhares de índios e produzia artigos para mercados regionais e externosque permitia manter um comércio de troca, obtendo tudo que precisavam produzir e não podiam.
Isso lançou contra eles a fúria dos mamelucos paulistas, que assaltavam suas missões na caça ao índio e causava inveja na Coroa, o que culminou com a sua expulsão. Assim, formou-se o embrião do Brasil sulino. Primeiro com a criação das missões e depois com a incorporação daqueles que nela viveram àexploração mercantil das vacarias. Os propósitos da Coroa em ocupar o sul do Brasil se confirmaram com a fundação da Colônia do Sacramento no rio da Prata. No século seguinte esse projeto esteve ameaçado pela inviabilidade econômica pelo fato de as explorações do gado selvagem se fazer nas áreas de domínio dos colonos da região espanhola, atraindo os núcleos sulinos para a esfera de influencia dessasregiões. Essa ameaça foi superada com o surgimento em MG de um mercado para bois de carro, cavalos de montaria e muares de tração. O sul pelo fato de os bois se transportarem sozinhos por ser assim integrado ao norte.
Com o esgotamento do ouro, a técnica cearense do fabrico do charque ajudou a valorizar os rebanhos gaúchos e vincula-los ao mercado nordestino, amazonense e mais tarde antilhano. Aincorporação do sul se deu pela criação de vínculos mercantis com as outras regiões do Brasil, de forma mais sólida que aqueles criados com as áreas espanholas. A isso somam-se: 1) a política portuguesa de potência, que quis estabelecer a Colônia de Sacramento e povoar a região; 2) pela vinda de imigrantes açorianos e 3) pelos esforços diplomáticos para estabelecer as fronteiras.
Houve tensões tantoentre os espanhóis e portugueses quanto entre os sulistas e Portugal, que culminou em guerras platinas. Contribuíram para os movimentos separatistas: 1) por fazerem parte de uma vasta e longínqua região com interesses próprios; 2) por viverem apartados do resto do Brasil e sob influencia intelectual de centros como Montevidéu e Buenos Aires.
OS GAÚCHOS
Surgem da transfiguração de homensluso-espanhois com mulheres guarani. Especializaram-se na exploração de gado. O principal contingente foi formado por índios missioneiros guaranis posteriormente cruzados com portugueses instalados na Colônia do Sacramento 1680).
O gado, trazido pelos jesuítas, era um dos principais procedimentos de sedentarização do índio, estendeu-se consituindo as Vacarias Del Mar. Com a especialização dos indígenas aopastoreio, o índio passou a consumir carne. Três fatores pesaram na formação da matriz gaúcha: 1) o rebanho de ninguém na terra de ninguém; 2) a especialização mercantil na sua exploração e 3) a existência de uma parcela mestiça europeizada, que necessitava de artigos importados, o que viabilizava um intercambio de couro por manufaturas. Essa matriz guarani é que formou a população gaúcha. Aprincípio os gaúchos não se identificavam com os portugueses, espanhóis nem índios. Constituíam uma nova etnia com costumes em comum. Uma parcela desses gaúchos seria incorporada à população brasileira devido a: participação dos paulistas na exploração do gado sulino; pela disputa entre portugueses e espanhóis pela região cisplatina e pela integração do sul como mercado provedor de bestas de carga...
tracking img