Brasil: sociedade multicultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil: sociedade multicultural

A sociodiversidade brasileira é uma das mais ricas variedades culturais, com muitas etnias, raças, crenças e valores. É uma sociedade multicultural.
Baseado nosvídeos da obra de Darcy Ribeiro é uma sociedade que não foi planejada, desejada, mas que nasceu dos índios, dos portugueses, negros, mestiços; uma sociedade que cresceu e venceu; uma sociedade de filhosrejeitados, mas tão amados pela Terra de Santa Cruz.
Assim o Brasil é um berço que gerou uma nação humilde, simples, mestiça, mas que sem ela o mundo não teria tanta beleza e cor. Uma nação que temcoração, um povo que acolhe e abraça raças variadas, que se doa, que se entrega sem reservas. Uma sociedade multicultural de gente que tira do nada seu tudo, seu sustento, seu talento, seu alento. Umpovo suado, trabalhado, lapidado e que mesmo injustiçado continua a dar o melhor de si. Um povo que se revela em sua cultura variada, invejada e desejada, que tem em suas raízes a cultura rústica,simples, inovada, inventada, sustentada, recriada, aproveitada, moderna e única. Seja esta cultura ligada à música, `as cores, aos inventos, `as misturas, é uma cultura que deu certo, que dá certo.Porque desde nossos primeiros “brasilíndios” nosso povo era um povo que apreciava a beleza, o som, a natureza, um povo que soube deixar uma herança nobre que precisa ser cultivada e preservada. Serbrasileiro é ser “brasilíndio,” e ser multicultural. Em cada traço um rosto, em cada rosto um traço. Um traço revelador de um povo que não vê barreiras onde se leva a cultura, pois para a cultura nãoexistem barreiras, não precisa de línguas. A cultura brasileira é a sabedoria estampada no mundo.
O povo brasileiro tem muito que se orgulhar diante de tantas riquezas do Brasil - orgulho de seus índiosque por mais que perdessem seus territórios, por mais que se misturassem com os brancos e negros não perderam sua identidade nem suas culturas. E diante de tantas novidades vindas de Portugal e de...
tracking img